Seguidores

quarta-feira, 16 de março de 2016

SEWING MAKES ME HAPPY: TUTORIAL 40's WRAP BLOUSE

Hi dolls!
Tenho andado entretida nas costuras - ando a fazer um mexican jacket MAS há mais de uma semana que ando na parte dos bordados e está a dar imenso trabalho - por isso para desenjoar do casaco, decidi experimentar fazer esta blusa cruzada que necessita de pouco tecido, pouca costura. Consoante o tecido que se escolha pode ser uma peça super casual ou algo super elegante e sofisticado! É um produto dos anos 40, altura em que as restrições da guerra ainda se faziam sentir, por isso aproveitava-se tudo. Desafio-vos a fazer uma igual num pouco de tecido que tenham em casa! Desenhei o molde no paint e tentei fazê-lo de forma mais simples e intuitiva! 


- O molde é basicamente um rectangulo com 4 fitas/laços que se costuram de lado para atar atrás e outra à frente. Terão de fazer bainhas em todo o rectangulo (por isso adicionem mais uns cms aos cms que estão no molde) mas podem esquivar-se de costurar usando fita adesiva para tecidos (à venda em lojas da especialidade, IKEA, etc) e foi exactamente o que usei! Isto porque não sou fã de fazer bainhas e porque o tecido que usei é muito fluído e uma dor de cabeça de costurar. Com a fita adesiva ficou tudo perfeitinho.
Não se esqueçam de medir bem onde é o centro do rectangulo para cortarem a gola (no desenho não ficou bem centrado);
- As fitas 2 costuram-se na parte da frente do rectangulo, enquanto que as fitas 3 costuram-se atrás. No molde pus x4 porque foi como fiz, mas podem simplificar cortando um rectangulo e depois costurando a bainha de um lado (não se esqueçam de passar a ferro para ficar direitinho!);

Et voilá! De um rectangulo para uma blusa super versátil. Querem mais simples que isto? :D


O engraçado do modelo é que podemos personalizar ao nosso gosto, tanto a forma das fitas/laço, a forma da gola (o que vêem a picotado de várias cores no desenho), ou mesmo o comprimento da blusa. As medidas que estão no molde foram as que eu usei para mim (uso M/L) e optei por uma blusa pela zona da cintura. Se quiserem uma blusa mais comprida, basta aumentarem a medida em comprimento.









 Escusado será dizer que vou fazer milhentas iguais mas em tecidos diferentes! ;)

Se tiverem alguma dúvida podem enviar-me um comentário ou mail madameturbante@gmail.com e eu ajudo no que conseguir!
Costureirinhas, mãos à obra! :))

xxx

34 comentários:

  1. Devias era pôr destas á venda na Madame Turbante, Inês!!! A sério, isto tinha saída, penso eu de que!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. opáá não és a primeira a dizê-lo... mas não posso transformar qualquer paixão minha em negócios XD

      Eliminar
  2. Muito gira! Quero experimentar fazer ;-)
    O tecido é muito giro :)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Vi no Etsy uma rapariga do Porto que faz e vende estas wrap blouses. Não sei se conheces. Foi uma coincidência ter encontrado logo após o teu fantástico tuturial!

    Bjs xx

    ResponderEliminar
  5. Vou fazer. Já comprei o tecido. Posso pedir mais sugestão de como costurar outras roupas. Meu email: mariassocorro224@gmail.com

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails