Seguidores

sexta-feira, 8 de maio de 2015

LIFE UPDATE + NEW DIET


Hii dolllsss!

O último post foi já há um mês mas por uma óptima razão: finalmente defendi a tese, sou oficialmente MESTRE há quase três semanas. Posso FINALMENTE virar a página e começar um novo capítulo na minha vida! Foi uma experiência de muita superação própria, muitas lágrimas... mas no final compensou e ganho um novo respeito por todas as pessoas que se atiram e dedicam a algo tão nobre como a investigação e claro, um novo respeito por mim porque me superei mesmo quando pensei várias vezes em desistir. Consegui. :)

Durante estes meses de maior stress refugiei-me na comida. Eu nem gosto de comer, mas um docinho aqui e ali eram a recompensa perfeita para quando passava os dias inteiros numa biblioteca cheia de pó ou lia dezenas e dezenas de páginas dos mais de 100 títulos que utilizei na minha tese. E claro que engordei. Há mais de 1 ano que não me peso mas sei que engordei simplesmente com o facto das roupas estarem mais apertadas e de algumas até terem mesmo deixado de servir! Sabia que quando entregasse a tese me ia dedicar de corpo e mente a mudar a minha alimentação e assim foi. Já lá vão duas semanas.
Já tentei de tudo: cortar a carne, cortar os doces e pelo que me lembro, a única que funcionou foi quando durante meses e meses me dediquei ao ginásio todos os dias (meia horita chegava) e vi -15kg na balança, já lá vão uns 4 anos e o peso só agora foi recuperando (não engordei os 15kg, mas talvez uns 8kg). O que não é mau, tendo em conta que a maioria das dietas/perda de peso é facilmente recuperada nos meses seguintes!

Desta vez queria algo diferente, queria mesmo mudar a minha forma de comer para sempre! Não sei como cheguei a esta dieta mas quando a vi, reconheci que nunca tinha experimentado nada assim e decidi arriscar: a dieta dos 31 dias. Esta dieta teve bastante na moda há dois anos/ano passado o que fez com que o livro da Dra. Ágata Roquette fosse já na 36º edição. 

O que é?

É uma dieta dividida por fases onde, basicamente, se cortam todos os hidratos de carbono (e frutas e alguns legumes na primeira fase).

Depois de ter lido o livro cheguei à conclusão que esta querida pouco fez de original - a não ser usurpar a dieta de Atkins e de South Beach - e introduzir a ingestão do pão, que o tuga tanto gosta.

Sempre que se ouve a palavra "dieta" parece que nos dá uma fome imensa e pensamos logo "não vou conseguir, vou morrer de fome!!" eu pensei o mesmo! mas, quase duas semanas depois, posso dizer que nunca senti fome, sinto-me menos inchada e mais bem disposta, com mais energia.
O meu maior medo nem era o de passar fome, era pensar "o que vou comer ao almoço e ao jantar se não posso comer, nem arroz, nem massa nem batatas!?" e acho que todas pensamos o mesmo quando vemos uma dieta do género. Devo dizer que me habituei num instante e substitui os hidratos de carbono por saladas completas, espargos, ovos cozidos e mexidos. E fome? Nem vê-la!
Outro dos medos era o de cortar a fruta. Não que coma muuuita fruta, mas de vez em quando sabe bem. Nesse sentido tenho contornado os mandamentos da dieta e quando me apetece como uma maçã ou amoras (mas tem sido raro).

Dizem que os piores dias são os 3 primeiros, mas para mim passaram muito bem. Foram poucas as vezes que me deu vontade de comer doces e nunca os comi, até hoje, mais de duas semanas depois!

O que comi nestas últimas semanas (1º fase da dieta - que quero prolongar mais umas semanas para ter melhores resultados):

Pequeno almoço

-Metade de uma fatia de pão de centeio com requeijão (requeijão esse que me dura 5 dias a comer inteiro)
- Copo de leite magro com café e sem açúcar

Meio da manhã
(nem sempre tomo pois nem sempre tenho fome)

- Um iogurte magro

Almoço
(há muitas opções!)

- 2 ovos mexidos, espargos, 1 fatia presunto e cogumelos, acompanhado por salada temperada com um fio de azeite, vinagre balsâmico e sementes (neste dia até tirei uma gelatina mas não tive fome para a comer)



Lanche

- 1 gelatina sem açúcares
- 2 fatias de queijo magro

Jantar

- Seitan com ananás, espargos e salada

Dia da Asneira

O dia da asneira foi criado para que se torne mais fácil seguir esta dieta e para ser um dia em que nos compensamos pelo esforço durante a semana. Já passei pelo meu dia da asneira e apenas foi asneira porque estive a trabalhar numa feira e é sempre complicado fazer comida e levar. Nesse dia apenas cometi a loucura de comer sushi :P que me soube pela vida!
O próximo dia da asneira (amanhã) vai ser a mesma coisa, tenciono comer sushi mas fazer o resto do dia normal.
É claro que se não fizermos este dia da asneira os resultados serão mais rápidos.


Eu sei que pode parecer difícil mas não me tem custado nada! Estou bastante admirada com o facto de se conseguir fazer uma alimentação sem recorrer a massas (algo que comia bastante) e continuar a ter energia suficiente para encarar o dia. Depois do jantar costumava ter sempre muita fome e nada disso acontece agora, mesmo ficando acordada até à uma da manhã. Vejo-me a deixar de ingerir massas e arroz, ou pelo menos a diminuir bastante o seu consumo pois já vi que não me fazem falta.
Tenho bebido mais água, mas é porque tenho sentido alguma sede, o que é sempre bom porque beber água obrigada é uma merda. Podem sempre experimentar umas rodas de limão na água, fica muito boa.
Antes de começar a dieta costumava ir ao ginásio 3 vezes por semana durante uns 40min, mas deixei de ir (a nutricionista não aconselha exercício físico no inicio). Quero voltar a ir para depois tonificar o que fui perdendo apenas com a alimentação.

Um dos erros que cometi foi não me ter pesado no inicio desta mudança alimentar, mas o que interessa, para mim, é ver que a roupa começa a ficar mais larga e por isso não me interessa saber quanto peso.

Já experimentaram esta dieta? O que acharam?
Para quem não experimentou, parece muito difícil de seguir? Ou até estavam dispostas a experimentar?
Se precisarem de ajuda ou conselhos, cá estou :)

xxx



7 comentários:

  1. Experimentei esta dieta e não me deu resultados nenhuns, a não ser violentas dores de cabeça, se calhar porque arroz e massas eu até nem como muito - o meu prato tem sempre muitos legumes e depois um bocadinho de arroz ou de massa - e só cortei o nadica que comia. O que me custou mesmo muito e me levou a mandar essa dieta para o espaço ao fim de dez dias foi a fruta. Pá, eu não sou capaz de não comer fruta, fico mesmo violenta, é isso e pão, e apesar de muito de vez em quando lá engolir uma maçã, não chegava, eu como cerca de 3 peças de fruta por dia e comer uma peça de vez em quando estava a dar cabo de mim. Isso e o não ter dado por resultados nenhuns, ao contrário, dei por mim a inchar e a sofrer imenso de flatulência, e a ter fome, confesso que tinha fome. Falando com a nutricionista da minha mãe ela disse-me ter a ver com a idade - já estou nos quarenta e como tenho uma colite nervosa, se fico com fome o meu corpo reage produzindo gases, que me faziam sofrer beeeeeem com dores eheh. Não consigo perceber essa de se cortar nas frutas na maioria das dietas, e é por isso que não as faço, até porque o corpo acaba por precisar de todos os tipos de nutrientes, principalmente quanto mais idade se tem e maior dificuldade em que o corpo os consiga retirar eficazmente aos alimentos. Optei mesmo foi por reduzir as quantidades no prato, e tomar sempre um bom pequeno almoço, que como acordo muito cedo é essencial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, confesso que a fruta também me fez confusão e nas duas primeiras semanas não comi mas agora já caguei para isso e tenho comido - deixei foi a massa e arroz de vez porque me habituei à ideia de nem os ter no prato!
      reduzir as quantidades no prato é uma boa técnica, eu gosto de comer em pratos de sobremesa para enganar os olhos :p *

      Eliminar
    2. exactamente, é o que eu faço!! pratos de sobremesa looool!! até comprei um todo giraço para parecer mais gourmet e chique loool

      Eliminar
  2. a dieta é boa para quem comia bastantes hidratos (massas, pão, arroz e afins), porque te conduz, segundo as indicações da doutora, para uma reeducação alimentar. vais ter resultados e vais aprender a comer melhor, mas tem atenção a qualquer dor de cabeça ou outro sintoma que possas ter. é uma dieta que permite muita proteína mas reduz drasticamente os hidratos, que fazem muiiiita falta para o bom funcionamento do corpo. Por isso não prologues a fase 1 durante muito mais tempo, o corpo começa a fragilizar-se e assim que introduzires os hidratos recupera logo todo o peso perdido por não estar habituado. Aconselho-te a não abusares dos produtos industrializados que a dieta permite ( lembro-me das salsichas) e recomendo-te que leias o outro livro, da mesma autora, '50 regras de ouro'. Explica ainda mais, dá mais receitas e informações. de resto, boa sorte, tudo depende de nós para alcançarmos bons resultados, quem acaba uma tese faz uma dieta num piscar de olhos :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito obrigado pelo teu comentário Maria! realmente eu comia muita massa e muito arroz (pão nem por isso) e pensava que era impossível viver sem eles. com esta dieta aprendi que consigo e não passo fome nenhuma se não os comer! passadas 3 semanas já não vejo isto como uma dieta mas realmente como uma mudança alimentar que fez com que nem me apeteça comer doces ou bolachas (há 3 semanas que não o faço!) sem muito esforço. no entanto, durante um dia de fim de semana (normalmente quando vou jantar/almoçar fora) como hidratos (hoje vou comer sushi!) mas reparo que fico cheia muito mais depressa, o que é bom.
      outra coisa que deixei de seguir na dieta foi a proibição da fruta. há uma semana introduzi a fruta de novo. quanto às salsichas não te preocupes, nem gosto de salsichas de frango :p tenho feito uma alimentação à base da carne, legumes, vegetais e ovos e curiosamente é muito mais diversificada e saborosa do que era a minha alimentação antiga!
      sinto-me com energia, mais bem disposta e sinto mesmo que será uma mudança para sempre. achas que comendo hidratos de carbono uma vez por semana + metade de uma fatia de pão 4 x durante a semana será assim tão mau para o meu corpo? continuo a ingerir hidratos, mas menos vezes e em menos quantidades..

      muito obrigado! :)*

      Eliminar
    2. ótimo ótimo! ainda bem que reintroduziste a fruta, faz muita falta, não ligues às proibições de 'horas' (o que muitas vezes se lê, sobre não comer bananas ou laranjas de noite) nem às frutas mais ou menos calóricas. Na minha opinião, é preferível comer bananas e morangos quando apetece, do que bolachas ou bolos, pois os açúcares são toodos naturais. Se possível, se fizeres snacks com uma peça de fruta, junta lhe um fruto gordo (secos são passas!!) como nozes, amêndoas, cajus (são caros em todo o lado, o lidl tem uns pacotes mais acessíveis com um mix sem sal top!) porque esta dupla 'segura a fome' mais tempo. Acho que os hidratos te fazem muita falta e que não deves de ter medo deles. Altera as massas por integrais ou prova os noodles de arroz (são óooootimos salteados e em saladas frias e têm pouquíssimas calorias). O arroz deixa para o sushi! O pão, uma fatia aqui e outra ali não fazem mal nenhum, pelo contrário. O truque do pão? Quanto mais escuro melhor! Eu adoro o de centeio e o integral, de qualquer marca, até embalado, mas não gosto do de sementes, por exemplo. Pelas tuas palavras, acho que estás com uma mentalidade fenomenal para que a tua reeducação seja bem sucedida e largues o termo dieta. Ah!Lembrei me que como gosto muito de pão de manhã e nem sempre tenho, os ovos me deixam super saciada. Experimenta uma omolete mista pela manhã! Desculpa o discurso, não são dogmas nem factos, são apenas dicas que comigo e pela minha experiência têm corrido bem. Cada corpo é um e nem sempre tudo corre bem com todos, o truque é provares e experimentares!

      Eliminar
  3. Podias fazer posts com alguma receitas :D dava-me jeito já que também ando nestas andanças :)

    Beijinhos amori <3

    callmemisslilsusie.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails