Seguidores

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

BEAUTY ADVERTISING IN THE 20's


Desde que descobri o mundo da cosmética, que descobri a história desse mundo. Não seria de estranhar, visto que a minha área é a arqueologia/história, e sempre tive interesse em conhecer o passado de tudo o que mexe. A história da maquilhagem está repleta de tesourinhos, alguns deprimentes e com conotações maldosas hoje em dia, mas na história temos de ter a mente aberta e escrever um relato imparcial. Mas no geral, é uma delicia ter acesso a essa história, e principalmente, à publicidade que se fez durante décadas, publicidade essa que faz parte também da história da ilustração, da história do marketing, da história das mentalidades, porque essas, essas mudam de década para década, como conseguimos ver pela diferente forma de publicitar os mesmos produtos cosméticos ao longo de várias décadas. 
Hoje em dia somos bombardeados com publicidade excessivamente sexual, onde o corpo está quase sempre exposto, seja o do homem ou o da mulher. Estamos também expostos a publicidade enganosa, como são a maioria dos spots publicitários das mascaras de olhos (acreditam mesmo que aquilo faz magia? pois). Às vezes é bom poder olhar para trás como que num exercício de inspiração pura. 

A minha década favorita da publicidade cosmética é sem dúvida a década de 20. E muito por culpa da ilustração, principalmente da corrente Art Deco, uma das correntes favoritas entre finais de 20, 30 e até à II Guerra Mundial. 
Deixo-vos alguns dos meus cartazes publicitários favoritos, onde a imagem da mulher era estilizada em formas geométricas, mas extremamente elegantes. Onde a simplicidade é isso mesmo. E se gostam de uma bonita embalagem, este post é para vocês :)



Gilby, 1930


Parfums Djemil, 1925


Guerlain, 1928


Marie Barlow, 1927


Klida, 1927


Tre Jur, 1930


Coty, 1929


Lepit, 1935


Myrurgia, 1929


L'oréal, 1927


Shiseido, 1925




Innoxa, 1920


Helena Rubinstein, 1921


Bourjois, 1927




Vivaudou Mavis, 20's




_______________________________________________________________

Just wanted to share with you some art deco beauty ads from the 20's!


xxx

3 comentários:

  1. A entrada do mundo da publicidade no dia-a-dia :)
    Marvailhosos os cartazes :)

    http://coucoucaroline.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Estudei - formei-me em, infelizmente loool - publicidade e de facto, a evolução do discurso visual de cmoercialização dos produtos tem sido na minha opinião um horror. Mas é uma evolução que aos meus olhos faz uma leitura - ou melhor, permite uma leitura - muito acurada da evolução social das mentalidades, uma evolução no sentido do fisico, do hedonismo boçal, da falta de elegância mental...enfim, times are a changing.
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Amei ver aqui estes magnificos cartazes publicitários. Gosto muito desta época em ilustração e em cartazes que eram bastante modernos para a época deles. Lindo! :-)

    Espero que os workshops tenham corrido bem. Tenho tanta pena de não poder ter ido. Fico a aguardar novidades! ;o)

    Beijinhos,
    Miss Beta

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails