Seguidores

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

História da Maquilhagem: VII O Glamour dos anos 50

Hi dolls! 
Pensavam que me tinha esquecido desta série de posts sobre a História da Maquilhagem? Não não!
Curiosas para desvendar um pouco mais da história da maquilhagem? Se perderam os posts anteriores podem lê-los aqui:



Hoje estamos sintonizadas nos anos 50! Quem não gosta desta década? O regresso do Glamour, das formas femininas, e da maquilhagem em força e sem restrições! 

Assim como a silhueta recta e masculina dos anos 20 substituiu a silhueta apertada das mulheres eduardianas, a silhueta em ampulheta e curvilínea dos anos 50 veio substituir a silhueta menos glamorosa e utilitária dos anos 40. Marilyn Monroe, Jayne Mansfield, Betty Page, etc tinham uma silhueta preenchida, e gabavam-se dos seus atributos físicos. Embora a mulher normal não conseguisse chegar a tais medidas sozinha, tinha de usar roupa interior que a ajudasse a atingir o seu ideal de beleza curvilíneo e que a ajudasse a esconder o seu segredo! Desde o período Eduardiano que as mulheres não usavam acessórios tão controladores debaixo das suas roupas!

Se a roupa interior era indispensável para obter a silhueta desejável dos anos 50, a maquilhagem também o era. A primeira coisa que uma mulher precisava era ter uma pele perfeita e sem falhas! O preferido da década era o pó em creme, em vez do pó solto. O 'Pan-Cake' da Max Factor era um êxito de mercado desde os anos 40 "gives you a glamorous new complexion... soft, smooth as a pearl and flawless".
Nesta altura a maquilhagem torna-se super colorida e brilhante! Fuchsias, cor de rosas, corais, vermelhões, eram cores habituais nos lábios da mulher dos anos 50. Se durante a guerra os batons vendiam-se evocando coragem e força, na década de 50 eles vendiam sex appeal
Os lábios perfeitos eram desenhados cuidadosamente com um lápis próprio inventado em 1948, o Gala Lip Line, ou então, o Glamour Lips, que consistia num objecto de metal com a forma de lábios típica da década, que era pintado com batom e bastava pressionar nos lábios para dar um desenho instantâneo dos lábios das famosas! Querem ver como se aplicava? Aqui têm um tutorial em fotos
Ern Westmore criou também um stencil para lábios e sobrancelhas.
Os olhos eram outro foco de destaque. As sobrancelhas eram mais escuras, mais densas e pontiagudas. As pestanas eram também elas cada vez mais escuras. Em 1958, Helena Rubinstein lançou, pela primeira vez na história, a mascara como a conhecemos hoje em dia!
As cores das sombras eram recomendadas para serem usadas em coordenação com a cor do cabelo, da pele, dos olhos e da roupa. Azul para as loiras, verde para as morenas.



1 - Anuncio da Revlon de 1952 "Are you made for Fire and Ice?" perguntava. Este batom tornou-se icónico, assim como este anuncio que transbordava sex appeal. Se estão curiosas com a cor, ainda se encontra na linha da Revlon e chama-se Fire and Ice, assim como um verniz :)

2 - Uma das muitas marcas com stencil para lábios dos anos 50.

3 - Embalagem luxuosa da nova mascara da Helena Rubinstein

4 - O compacto desenhado por Salvador Dali para a Elgin American em 1950

5- 'Avon Calling' o slogan mais famoso da marca durante os anos 50!


Apesar de estar acessível a toda a gente e para todos os bolsos, destaca-se o aumento das marcas de luxo, e das colaborações com artistas de renome, como Salvador Dali, que criou um frasco de perfume exclusivo para a marca Schiaparelli, e em 1950 criou um compacto em forma de pássaro para a Elgin American. O luxo estava também nas formulas: caviar, ingrediente exóticos, oleo de tartaruga, pérolas esmagadas, seda pura... um luxo que não era para todos, mas vendia.
 Numa sociedade onde as mulheres procuravam um trabalho que não interferisse com a vida familiar e a casa, empresas de venda a catalogo e porta a porta floresceram. E claro, aqui temos de falar da AVON. Nos anos 50 a marca tinha já criado mais de 500 produtos de beleza, e tinha um lucro anual de mais de 55 milhões de dolares.
A maquilhagem estava em todo o lado. A mulher queria-se arranjada e cuidada. Já não havia desculpas, quer de preconceito, quer por dificuldades económicas. Havia marcas para todas as carteiras, assim como hoje.

Como já vai sendo habitual, criei um look anos 50 para vocês, espero que gostem!
50's makeup look





The 50's face:

Produtos usados:

Face:
- MAC Studio Sculpt spf 15 foundation in NC 15
-Kiko Skin Glow Light Effect day cream
- Corrector Make B Boticário
- Dita Von Teese for Art Deco Golden Vintage Candlelight Powder nº 1 
- OBoticário Kaleidoscope Blush in peach


Eyes:

- The All Natural Face brow powder
- ESSENCE gel eyeliner black
- Sleek Pallete in Lagoon
- KIKO Unforgettable Mascara black


Lips:

- Estee Lauder lipstick in Spiced Coral


(as fotos foram tiradas com a minha máquina fraquinha ainda na casa antiga. não usei photoshop em nenhuma delas, mas a falta de qualidade das fotos faz com que pareça que tem um kilo de mau-photoscop em cima!)



Não percam o próximo post! Os anos 60 estão aí, e mal posso esperar para dar asas à minha imaginação e criar uma maquilhagem muuuuito diferente daquilo a que estou habituada ehehe

xxx

6 comentários:

  1. Gostei mesmo muito, o look está bestial.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Fantástica, maravilhosa!! É uma inspiração diária!!

    ResponderEliminar
  3. já tinha saudades desta tua rubrica da história da maquilhagem, perco-me por isto... e estás fantástica, adorei a tua make up 50's, impecável como sempre. mal posso esperar pelos 60's.

    ResponderEliminar
  4. babo com as tuas fotos, com as tuas maquilhagens! linda, maravilhosa :)

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails