Seguidores

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Um corte de cabelo versátil para penteados Vintage (mesmo vivendo no séc. XXI)

Hi dolls!
Hoje venho falar-vos de novo no meu cabelo, mas desta vez do meu corte de cabelo. E porque é que isso é importante? Porque para criar penteados vintage (e aqui falo de 40's e 50's) o corte do cabelo é fundamental para recriar determinados penteados. Já alguma vez experimentaram fazer pincurls e quando chega a hora de pentear e ver o look final não era nada daquilo que esperavam? O segredo pode estar no corte!

Quando me comecei a interessar pelo lifestyle vintage tinha o cabelo compridão. Pincurls e cabelos compridos e fartos não combinam, por isso rapidamente passei para um tamanho mais aceitável, um bocado abaixo dos ombros. Era um bom corte, mas com um cabelo tão farto, fazer pincurls e seca-los todos os dias era impossível.

Nos anos 40 o corte mais popular era sem dúvida o corte em U, que tanto podia ser em cabelo curto ou comprido - o chamado middy! O middy consiste no corte do cabelo em layers, e deixando a parte de trás em forma de U. Este corte, depois dos pincurls feitos, cria a maioria dos penteados da época (consoante o padrão dos pincurls) e ajuda a moldar a face.



O middy longo - óptimo para recriar o penteado da Rita Hayworth.

O middy curto - óptimo para recriar o penteado da Marilyn Monroe.


Eu em 2011 com um middy curto!

O problema do middy é que foi feito para ser usado numa época em que as mulheres faziam pincurls todos os dias, ou faziam permanentes, para o usar encaracolado sempre, SEMPRE.
O middy quando não estilizado é um corte feio.
Por isso deixei o cabelo crescer e encontrei um happy middle, que tanto consigo usar esticado como estilizado. 


Consiste num corte completamente direito um bocado a cima dos ombros (versão ligeiramente mais comprida também funciona) e apenas ligeiramente na diagonal nas primeiras mexas da frente, quase que não se nota, mas está lá e faz uma grande diferença nos penteados, dando aquele efeito de moldurar a face, como com o middy, mas não exageradamente. É perfeito para pincurls porque não temos cabelos a saltar em cada mexa de cabelo que enrolamos. É óptimo para se usar liso também, para dias de mair preguiça. É óptimo para se usar num rabo de cavalo sem ter mil cabelos a cair. É óptimo para usar victory rolls, e também para fingerwaves sem ser demasiado comprido ou demasiado curto, etc etc!


Penteados possíveis!

Por isso acho-o o corte mais versátil para se atingir vários penteados vintage, e mesmo assim também puder ser usado no dia a dia dos dias de hoje, com penteados que não requerem pincurls prévios!

Espero que o post tenha sido útil ;)

xxx

16 comentários:

  1. A tua cor de cabelo é lindissima, mas com esses penteados de epoca, fica qualquer coisa de fantastico :)


    www.joanaaredecotoviomakeup.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá querida
    Que post giro.
    adorei ver a perspectiva dos cortes.
    Muito giro.

    Muitos beijinhos
    MUAH* <3
    Neuza Mariano
    Meu canal Youtube

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post! nunca tinha imaginado nisso do corte fazer tanta diferença! AMEI!
    bjos

    ResponderEliminar
  4. Bem, nem sonhas o mihlão de vezes que eu tentei explicar como deveriam fazer-me um middy nos vários cabeleireiros onde fui nos meus tempos de faculdade. Desisti. É como um bob de jeito. Ninguém sabe fazer.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é estranho, porque supostamente é algo que os cabeleireiros aprendem logo no inicio das formações! de qualquer das formas o meu middy fui eu que cortei em casa - era uma falsificação mas serviu! x

      Eliminar
  5. Este post é de louvar! Se foste tu a cortar o middy a ti mesma, estás de parabéns :O Está perfeitinho. Esse corte lembra-me vagamente a Mia Wallace! Já reparei que me queixo por ter o cabelo direito demais, por não ter jeito, e dar imenso trabalho a ter de o ondular ou afins, mas irrita-me quando escadeado, porque sai-me totalmente fora do controlo com demasiados jeitos... os escadeados aterrorizam-me, a menos que seja uma coisa muito soft.

    Concordo contigo no que diz respeito aos privilégios de um cabelo de comprimento médio. Curto não consegue ser versátil ao ponto de fazer tantos penteados, e demasiado comprido pode dar um ar pesado, dar trabalho e manutenção, e também não compatível com alguns penteados. O médio tanto dá para looks juvenis como mais asenhorados, e é all-bygone-eras-friendly, não é?!

    Perguntas: 1. Esse penteado é compatível com o famoso 60's flipped hairstyle, tipo a Brittany Murphy no "Girl, Interrupted" ou até mais comprido?; 2. Não dá jeito fazer fingerwaves, tendo franja?; 3. Aconselhas aqueles hot curlers que se aquecem, ou quê?

    Adoro esta tua rubrica, preciso de ser mais vezes elucidada e iluminada pela tua expertise capilar :p *

    PS - Algo me diz que muitas cabeleireiras, nem com a ajuda das instruções ilustradas, dão conta do recado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. escadeado moderno é horrivel e não funciona!
      o tamanho que tenho agora, a meio do pescoço, é totalmente compativel com esse genero de penteado anos 60! ;) ligeiramente mais comprido também é. eu faço fingerwaves! é só esconder a franja de lado e incorpora-la numa onda. não aconselho esses hot rollers, tenho uns e comigo não funciona porque nunca aquecem demasiado para o meu cabelo farto, prefiro dormir com pincurls, e o caracol aguenta mais tempo, e fica mais definino :)
      espero ter ajudado! ;) x

      Eliminar
  6. Super interessante. Já me tinha interrogado e sabia que devia haver um truque qualquer. Mas concordo com o que foi dito acima, não devem ser cortes fáceis de fazer em qualquer lado e a minha habilidade com a tesoura não vai tão longe. Prefiro ter o cabelo mesmo comprido, logo mesmo os penteados Lana Turner não são fáceis, mas creio que terei um resultado razoável logo que consiga livrar-me dos restos de escadeado (coisa horrorosa, o cabelo anda há anos para crescer direito!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, o escadeado estraga um pouco! é um corte bastante moderno, não dá para certas coisas! x

      Eliminar
  7. Estou completamente apaixonada por este post teu! Vocês escreve de um jeito que só da mais vontade de ler ainda, e o assunto é um dos que eu mais gosto: hairstyles. Meu corte de cabelo era em V, porém, ligeiramente U, não tem aquela ponta exagerada que tem no V, entende? E nossa, quando faço pincurls fica lindo. Realmente o corte de cabelo é o segredo pra um penteado mais elaborado. Beijos :*

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails