Seguidores

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Tempos difíceis - Como superá-los

Hi dolls!
Toda a gente fala da actual crise - sinceramente acho que o povo português está em crise desde que nasceu. É engraçado como recorrendo à História vemos que o nosso país passou a maior parte dos seus séculos com falta de dinheiro. Parece que isto não tem fim à vista, e contrariamente a que muitas vozes politicas nos vêm dizer 'que temos que nos habituar a ser pobres' eu não concordo. Ninguém tem de se habituar a ser pobre, pois quando isso acontecer estaremos a aceitar para sempre ordenados curtos, exploração laboral, e será mais um passo para nos tornarmos num pais de 3º Mundo (e já não o somos?).
Mas já que estamos nesta situação, convém que a passemos da melhor forma. Para isso é preciso adaptar-nos e cortar com alguns hábitos mais gastadores, mas a cima de tudo, re-pensar algumas atitudes.
Fazer refeições em casa - Comer em restaurantes com grande regularidade pode ser um golpe fatal no orçamento mensal. As refeições em casa são muito mais saudáveis, baratas e saborosas! Existem vários sites que nos ensinam a confeccionar refeições em casa de baixo custo por exemplo Receitas Económica


Levar refeições preparadas e prontas a comer para o trabalho ou escola - Com a crise, a maioria dos locais de trabalho e cantinas de escolas já têm microondas. Se antes levar a comida para o trabalho era quase vergonhoso hoje em dia é bastante normal, e ninguém se tem de sentir mal por isso! Existem várias marmitas bonitas, é só escolher!


Aproveitar descontos e vales (mas só quando realmente precisamos do produto em causa!) - Costumo ver um programa do TLC que se chama Extreme Couponing, que é sobre americanas viciadas em cupões, e fazem disso a sua ocupação. É incrível acompanha-las às compras, e numa compra total de 200$, pagarem apenas 20$! Infelizmente as restrições sobre cupões nos supermercados portugueses não permitem tais descontos, mas podemos sempre descontar alguma coisinha. Estejam atentas a revistas e jornais distribuídos gratuitamente, normalmente trazem alguns cupões! Para saberem de promoções consultem o Tralhas Grátis




Comprar no comércio local -No outro dia fui ao Jumbo e uma empregada veio ter comigo para fazer um cartão novo que consistia no uso de uma máquina de registo de código de barras dos produtos enquanto eu própria fazia as minhas compras, e depois bastava chegar a uma caixa especial, meter o cartão, e pagar. Ora, o meu pensamento imediato foi 'isto serve para acabar com as caixas normais, logo, acabar com postos de trabalho. E ainda por cima eu torno-me a própria empregada do hipermercado.' Nem pensar!
As mercearias ou mini mercados de bairro nem sempre são mais caros. Além disso emanam mais confiança no que diz respeito à origem dos produtos frescos. Ao comprar no comércio local estamos a ajudar o nosso vizinho, e temos um atendimento mais personalizado.



Plantar ervas aromáticas em casa - ou no pequeno jardim - Para quem vive num apartamento e não tem um pedaço de terra, existem hoje em dia várias soluções para se plantar ervas em casa. O Ikea tem imensas soluções para isso e são baratinhas e bonitas de se ter em casa! Assim teremos sempre ervas aromáticas frescas à mão de semear, e plantadas sem pesticidas e porcarias.


Comprar em feiras, lojas de caridade ou nos saldos - Isto é daquelas coisas que eu própria já faço há algum tempo. Por uma questão monetária, questão de solidariedade, e também por uma questão de estilo. Eu sei que a maioria das pessoas que me lê não veste vintage, mas a roupa em segunda mão é muito mais barata, e nem por isso deixa de estar na moda. Aproveitem um belo dia de sol na feira da ladra, visitem as lojas de caridade, podem encontrar verdadeiros achados!


DIY - Aprender a costurar e a cozer à mão pode fazer uma grande diferença! Infelizmente não tenho uma máquina, mas adorava puder fazer as minhas próprias roupas! Transformar roupa que temos há imenso tempo no armário e que se encontra um bocado fora de moda também é bastante fácil, e às vezes bastam pequenas alterações. Um botão, uns retalhos, são pequenos pormenores que fazem a diferença.

Andar mais a pé - O preço dos combustível é absurdo, e o preço dos passes de transportes também. Habituem-se a andar mais a pé! Para além de ser um acto saudável, é também um acto económico.

Makeup deixa-me mais feliz - Acho que a mim e a toda a gente. Nos anos 40 as mulheres, apesar das dificuldades da guerra, não deixaram de se arranjar. Tiveram antes de se adaptar, com cortes de cabelo mais curtos, menos maquilhagem... E a verdade é que não precisamos de muito! Mantenham-se com o básico, não comprem o desnecessário e aproveitem as várias marcas low cost que por aí andam, como a ESSENCE, Catrice, PB Cosmetics, etc!

Beleza em casa - Aprender a fazer pequenas coisas do campo da beleza em casa. Depilação, pintar o cabelo, cortar, sobrancelhas, peelings, etc! Faço todas estas coisas em casa há anos, e é daqueles momentos que tenho só para mim e sabem pela vida.

É tudo uma questão de ter menos e ser feliz.

xx

21 comentários:

  1. De acordo. Faço a maioria destas coisas - tratamentos de beleza é raríssimo fazer fora, usufruir dos cosméticos que tenho em vez de andar sempre a testar coisas novas (compro mesmo quando preciso, ou se for uma pechincha imperdível)faço uma organização muito consciente do guarda roupa e sou adepta tanto de uma boa costureira (infelizmente não sei costurar) como do vintage.

    ResponderEliminar
  2. Adorei, adorei, adorei! Disseste uma filosfia que eu defendo, vou partilhar na minha página do Facebook.

    Um Beijinho!!!

    ResponderEliminar
  3. sem duvida um bom tema a retratar nesta altura, gostei de ler e retirar também algumas ideias :)
    obrigada

    Filipa Antunes

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente e faço a maioria das coisas mencionadas!

    http://lookluisa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Oh, como gostei de ler este post. Desde que me conheço que faço refeições em casa - é rarissimo comer fora e nem sequer aprecio ir a restaurantes assim por aí além - sempre levei marmita, sempre, e comecei a trabalhar aos 20 anos, aproveito os cupõezinhos de desconto todos que posso, pinto o cabelo em casa, é raro ir cortar o cabelo ao cabeleireiro, faço depilação em casa - nunca fiz depilação em salão de beleza, é uma verdade que pode pareccer estranha mas nunca me pude dar a esse luxo! - costumo plantar ervas aromáticas, mas esta casa tem um problema GRAVE de humidade que me mata as plantas todas, ando com as mesmas roupas 5,6,7 anos e por vezes mais, se não se estragarem nem me deixarem de servir. Mas comprar no comércio local aqui na minha zona não compro. É que podes não acreditar mas é mesmo MUITO mais caro, e nem por isso melhor, a qualidade na verdade é ela por ela. O que eu faço é estudar bem os preçários de vários sitios e comprar em bulk - sou cliente fiel da Makro - o que me sai muito mais barato, em termos de mercearias então nem se fala, e leite, e até carne, como tenho arca congeladora compro fresco em bulk e depois arranjamos as peças - seja carne ou peixe - em casa e congelamos. O que me preocupa é ter a noção de que eu fiz isto toda a minha vida desde a adolescência, e tenho vivido assim a minha vida adulta, se as restantes pessoas que não faziam estas coisas, que não viviam assim, se vêem agora obrigadas a ter este estilo de vida, assusta-me pensar daqui a um ano como é que estaremos nesta casa, se é que ainda teremos casa para morar. É que se eu nuna tive possibilidades de viver de outra maneira que não esta, como é que eu vou sobreviver se não tenho mais onde cortar. Preocupa-me mesmo muito...
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, penso exactamente da mesma forma. sempre vivi assim, e noto que de há 3 anos para cá as coisas pioraram bastante, mas eu continuo com os mesmos habitos. já não sei onde cortar. se cortar mais e mais também deixo de conseguir ser feliz, por isso não sei mesmo :( é triste.. xx

      Eliminar
    2. Exactamente o que eu penso e sinto!!
      http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt

      Eliminar
  6. Gostei do artigo, dicas verdadeiramente úteis.
    Adorei a foto da mercearia, fez-me recordar a minha infância em que havia uma mercearia igual a essa em frente a casa da minha avó :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. adoro mercearias antigas! pena que já existem tão poucas..

      Eliminar
  7. No que diz respeito a beleza faço praticamente tudo em casa desde as unhas, pintar cabelo, depilação...e poupo bastante dinheiro:)

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. poupa-se imenso mesmo! alias, eu nunca fui a uma esteticista na vida :x x

      Eliminar
  8. Acho muito bem que influencies os leitores e leitoras a poupar. Há muita gente que ainda não sabe o que é isso, seja por falta de necessidade ou por falta de sensatez e bom senso. Bah.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ainda bem que há pessoas que não têm essa necessidade... eu quando não tinha essa necessidade poupava na mesma, é uma questão da educação que nos dão.. xx

      Eliminar
  9. um post muito muito útil. felizmente os meus pais educaram-me de forma a ser poupada e cá em casa poupamos imenso em aproveitar coisas que podem depois ser de novo utilizadas!
    em relação à roupa em lojas de caridade, feiras e assim, para mim não é uma forma só de poupar, é mais porque os anos 60 e o vintage para mim são <3 e se se poupa dinheiro, melhor, é 2 em 1! dentro desse tópic também podias ter referido o "buscar roupas das mãe e avós", grande grande parte da minha roupa provém daí :3 acho que nunca precisei de ajustar ou remendar alguma coisa que era da minha mãe, ela tinha uma estatura muito parecida à minha, e roupas em muito bom estado! isso é uma forma de poupar e seguir o meu estilo/personalidade!

    ResponderEliminar
  10. gostei tanto destas dicas, concordo e muito!
    essa cena do jumbo fiquei parva.. :s

    ResponderEliminar
  11. Concordo vivamente com tudo! Para mim atualmente só há crise para quem quer (não me referindo a pessoas que sempre tiveram dificuldades verdadeiras) porque se as pessoas não estivessem tão habituadas a ter quem faça tudo por elas estariam mais aptas para se defender destas situações :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  12. Adorei o post :) olha sabes eu ando mesmo à procura duma marmita assim fofa para levar para a faculdade mas não sei onde comprar... sabes onde posso arranjar? beijinho

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails