Seguidores

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Em entrevista: Mariana Pires - Lipscani Design

 A Lipscani já é uma marca conhecida aqui no blog. Desde o inicio que me apaixonei por cada peça desenhada pela Mariana, a fundadora da marca, e a cada novo lançamento não me deixa de surpreender pela positiva. Venham conhecer a pessoa por trás dos lenços e das malas!


Como surgiu a moda/design na tua vida?

A moda surgiu na minha vida quando estava no nono ano e uma professora minha de educação visual (que tinha estudado moda na ESMOD em paris) viu os meus desenhos e aconselhou-me a considerar seguir esse caminho. Informei-me e havia uma escola em Lisboa que tinha um curso de moda. Decidi arriscar e duas semanas depois estava inscrita para começar no ano lectivo seguinte.



Sei que trabalhaste num atelier de alta costura, podes falar-nos um pouco sobre essa experiência e como isso te enriqueceu a nível profissional?

Essa experiência enriqueceu-me em dois sentidos: por um lado ensinou-me a ser humilde, ter trabalhado numa das 26 empresas oficiais de alta costura do mundo (consideradas pelas regras de Chambre Syndicale de la Haute Couture) com todas as responsabilidades, complexidade exigidas por casas neste ramo mostrou-me que ainda tinha muito por onde que aprender, e que afinal, naquele mundo de loucos, onde não se consegue subir mais alto na moda, eu não sabia nada. Eu não sabia nada de como o mundo da alta costura era duro e sofri com isso. Aprendi rápido e da forma mais difícil  porque nada do que se vê e aprende na escola, nas reportagens e revistas nos prepara para o mundo real,e quando nos deparamos com ele, sentimos-nos...pequenos!

Dito isto, enriqueceu-me por outro lado porque ao abraçar a minha ignorância aprendi como esse mundo é, e como as coisas se fazem. Aprendi que é possível chegarmos onde queremos e as tarefas que no inicio me pareciam difíceis após uns meses tornaram-se normais. E é difícil partilhar com as pessoas a profundidade dos conteúdos que aprendi, mas sinto-me verdadeiramente privilegiada dessa janela ter-se aberto para mim e de eu ter visto esse mundo "do lado de dentro". E  agora valorizo-me mais por isso.


Como surgiu a ideia de criar a marca Lipscani e como escolheste o nome?

A ideia tinha surgido há muito. Aliás a ideia sempre fez parte do meu plano. Só aconteceu um pouco antes, talvez, do  que eu tinha esperado, pois o meu objectivo final foi sempre ter a minha linha própria e sempre quis também que esse projecto não tivesse o meu nome, porque ia estar a ligar a minha imagem à marca que iria criar e não queria isso. Queria duas identidades diferentes: a minha, e a da minha marca.

Depois o nome foi dificil de escolher porque queria que o nome da minha marca fosse simples, algo que não tivesse um grande significado ligado ao nome e que fosse um nome fazer de memorizar e dificil de confundir com outros nomes: dãi lembrei-me de um nome de um bairro que visitei quando estava de ferias na roménia: Lipscani. Gostei, porque era fácil de pronunciar, não significava nada em concreto e tinha uma sonância de uma palavra românica (há muita gente que me pergunta se é um nome italiano) e também esse bairro tem uma forte influência de arte nova, e seria de uma certa forma um tributo e homenagem àquele lugar mágico que me inspirou.



O processo de criar. Inspiração e desenho.

O que te inspira para criar?

Em 90% das vezes, são as casas antigas, mesmo que o resultado final da minha criação nada tenha a ver com uma casa.

Lembraste da tua primeira peça de sempre a ser vendida?

Sei que foi um lenço, mas não tenho a certeza qual. No entanto sei que um dos primeiros foi um lenço Pombal que foi a minha irmã que o comprou.



Lipscani na Imprensa



Deve ser um orgulho imenso para uma jovem criadora ter as suas peças a aparecer no grande ecrã. Conta-nos um pouco mais sobre isso.

É de facto uma grande alegria ver as peças todos os dias a aparecer na novela da TVI "Doida por ti" A plural teve a amabilidade de acreditar em mim e me ajudar, tal como faz também com muitos criadores nacionais e ajuda a divulgar o nosso trabalho. Creio que o que me dá mais prazer é saber que indirectamente o meu projecto faz parte da vida das pessoas, e isso faz-nos sentir, mesmo em pequena escala, que fazemos parte do mundo. 


A arquitectura portuguesa foi o mote para a colecção passada da Lipscani, e a nova colecção, já nos podes levantar um pouco o véu?

Para a próxima colecção irei continuar com essa temática mais irei levar as coisas para um nível acima. Como a colecção do ano passado foi a minha primeira colecção joguei um bocado pelo seguro. Para o ano que vem isso não vai acontecer tanto, terei sim sempre peças básicas mas também vou fazer peças muito
mais arrojadas.




5 palavras para descrever a tua marca.

Nostalgia, luxo, delicadeza, pormenor, cor, passado, arquitectura, padrões, contos, art déco, art nouveau, desenhos, memórias.






xxx 

4 comentários:

  1. Lenços LINDOS!!!! Eu então que sou doida por art déco e art nouveaux amei!
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. os lenços são as minhas peças favoritas ;) os padrões são lindissimos, e estou ansiosa que chegue a nova colecção! xx

      Eliminar
  2. Olá doce,

    É verdade, voltam sempre mais cedo ou mais tarde.
    Ãmei as fotos desta entrevista*
    Muitos beijinhos
    MUAH* <3

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails