Seguidores

quarta-feira, 21 de março de 2012

Dieta: O que comer

Que melhor hora do dia para falar deste tema senão à hora de jantar?
Continuando a série de posts (VER AQUI O PRIMEIRO - COMO COMEÇAR) que preparei para falar da minha dieta, e pelo meio dando algumas luzes que vos possam ajudar na mesma jornada, hoje preparei um post sobre alimentação. E começo já por dizer que não sou nenhuma nutricionista, tudo o que aqui coloco é a minha opinião, e a forma como eu fiz para perder peso até hoje (and keep going).
Como já referi no post anterior, mudei radicalmente os meus hábitos alimentares, é claro que não foi de um dia para o outro, mas um ano depois vê-se grandes diferenças, ao ponto de comer um bolo e ficar completamente enjoada pela quantidade de açúcar. True story!
Cortei os doces, os hambúrgueres, gorduras, refrigerantes, as batatas fritas e fritos em geral, as bolachas, os chocolates, os iogurtes gordos, o pão branco, o leite gordo ou meio gordo, os bolos, as natas gordas, chá sem açúcar, café sem açúcar, etc.
Em vez disso comecei a ingerir mais legumes e vegetais, fruta, sopa, apenas 1 ou 2 vezes carne por semana, soja, tofu, arroz integral, massa integral, leite magro, cereais magros, iogurtes magros, bolachas de dieta, ricas em fibra e baixas em açúcares, pão integral, manteiga magra, e claro, muita muita água!


Dizer isto assim é fácil, mais difícil é realmente fazê-lo, por isso sinto o peso aí desse lado. Mas com grande força de vontade e determinação consegue-se, como tudo na vida.
Começando pelo pequeno almoço, este era daquelas refeições que eu saltava bastante, estando mais de 4horas sem comer. Hoje em dia ainda salto mas sei que irei almoçar logo a seguir, por isso não tem tanto problema. Comer um bom pequeno almoço e um bom almoço é meio caminho andado para começar a perder peso. Exemplo de um bom pequeno almoço: Leite magro com cereais light. Mas mesmo nos cereais light há uns que são mais light que outros. Uma das coisas que aprendi foi a ler informação nutricional, e a ver a quantidade de açúcar injectada nos cereais, mesmo nos light. Por exemplo, os nossos queridos Kelloggs Special K normais em 100g contém 17g de açúcar adicionado, enquanto que uns cereais Joseph Favrichon Ligne 4 cereales em 100g contém 2,1g.
Outra óptima opção de pequeno almoço são as papas de aveia, e são tão boas mesmo sem adicionando qualquer açúcar! Já mostrei como fazer AQUI
Infelizmente o nosso dia-a-dia é feito na rua, na escola, no trabalho, e nem sempre a oferta dos cafés e restaurantes é a mais adequada para alguém que se encontra em dieta. Contornar esse facto requer alguma antecipação na noite anterior, na tentativa de levar algo mais saudável para ir comendo ao longo do dia. Mas já lá vamos.
O almoço poderá ser o maior desafio, pois quando não se tem uma cantina por perto, ou não se leva o almoço numa lancheira, é difícil escolher do menu de um restaurante. Comer grelhados é sempre preferível, e pedir mais arroz em vez de batatas fritas também é o melhor a fazer, e claro, com muita muita salada a acompanhar. Beber água ou sumos naturais é preferível em detrimento daqueles refrigerantes onde 40% daquilo é só açúcares malvados.
Se têm a sorte de ter uma cantina perto, escolham os pratos que vos achem ter menos gorduras (pratos sem batatas fritas, muitos molhos, fritos etc). Na minha cantina escolho sempre o prato macrobiótico, consiste em pratos sem carne, apenas com tofu, seitan ou soja e são deliciosos! São bastante nutricionais e baixos em gorduras. E claro, sopinha primeiro para encher o estomago.
Se têm o prazer de cozinhar em casa podem sempre experimentar uma soja à bolonhesa que eu já mostrei como se faz AQUI , ou pratos com legumes cozidos (brócolos nham nham, couves, cenoura, etc)
Chegado o lanche, cai sempre bem uma frutinha com um iogurte magro, ou umas tortilhas de milho deliciosas!
O jantar deverá ser a refeição com menos ingestão de alimentos, pois não os vamos queimar a dormir e apenas se vão acumular. Uma sopa será o suficiente, mas se sentirem fome podem sempre comer um pouco de requeijão com uma tortilha de milho, ou um iogurte magro.
Para além da sopa, janto muitas vezes leite com cereais, porque não tenho sopa em casa, ou muitas vezes faço uma pescada cozida e brócolos com azeite.

Lendo assim parece que pratico uma alimentação sem sabor, sem grande alma, mas eu também nunca fui fã de outro tipo de alimentação, gosto de coisas insossas, sem grande trabalho de cozinha. Se não são como eu, poderão ter mais dificuldades em adaptarem-se a este tipo de alimentação, mas nem tudo está perdido, pois cada vez mais os restaurantes apostam em comidas light mas bem trabalhadas. E claro, se gostam de cozinhar, encontrarão sempre maneira de criar pratos bons sem grandes calorias, não é verdade?

Para terminar, deixo-vos uma lista dos alimentos que mais consumo, muitos são snacks que podem ser ingeridos ao lanche (não estou a ser paga por nenhuma marca LOL acho que ler apenas não é muito ilustrativo, por isso mostrando os produtos talvez seja mais elucidativo)


1 - Todos conhecem e todos gostam. Tem os tais 17g de açúcar, mas mesmo assim são óptimos.
2 - Uma marca que descobri no cantinho da dieta dos supermercados JUMBO. Apenas provei os de 4 cereais, e aquelas 2g de açúcar que vos contei lá em cima equivalem a cereais sem sabor, but you gotta do what you gotta do right?
3 - Papas de aveia. Boas e baixas em açucar. Procurem nas zonas de dieta dos supermercados, dão para imensas refeições.
4 - Tortilhas de milho ou de arroz. Eu prefiro as de milho. Optimos snacks baixos em gorduras e açucares.
5- Bolachas marinheiras. Outro produto da zona de dieta. Tão tão boas! Um pouco mais calóricas, mas são deliciosas.
6 - Iogurtes magros. Como-os de quase todas as marcas, mas os meus preferidos são da marca do Intermarché, pois são os que têm menos calorias.
7 - Chá chá e mais chá. Maneira inteligente de ingerir água, mas com um toque de sabor. Nada de adicionar açúcar hein!

Havia muito mais a dizer sobre este assunto, de como reduzi a carne (como apenas 1 vez por semana), de como aumentei o consumo de água, de como comecei a gostar de legumes e vegetais, etc. Mas lembrem-se que sempre que vos apetecer algo mais doce podem comê-lo. Uma dieta não é privação ao extremo, há que saber balançar as coisas!
Espero que o post seja útil, se quiserem saber mais sobre a minha alimentação sabem onde me encontrar!

Ufffaaaaa long post is long. xxx

1 comentário:

  1. Eu quando vou ás compras demoro imenso tempo porque tenho o vício de ler sempre sempre sempre os valores nutricionais! tudo o que tenha mais de 5gr de gordura saturada por 100 gr, geralmente não vem para casa!! lol e é verdade, à coisas que parecem saudáveis mas n o são...

    eu cá continuo em dieta mas n me privo de um miminho quando me apetece (tento é compensar com exercício)

    bjinho**

    http://makeupblah.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails