Seguidores

segunda-feira, 4 de julho de 2016

SEWING MAKES ME HAPPY: SUMMER ESPADRILLES/ALPARGATAS (PLUS FREE PATTERN!)


(Este post já estava escrito há SÉCULOS mas por algum motivo ainda não tinha postado (acho que andava à espera de instalar o Illustrator para tintar o molde mas fuck it, vai mesmo assim desenhado à mão).



Hi dolls!

Se alguém me dissesse o quão simples era fazer as nossas próprias sandálias eu não ia acreditar! Até que experimentei e é mesmo!
Não sei se já repararam, mas voltaram à moda as alpargatas (ou espadrilles). São basicamente sandálias com sola de corda, de design simples, adequado para os dias quentes de Verão. Enganam-se se acham que é uma invenção de ontem: já cá andam há muitas décadas, aliás, eram já um must have nos anos 30, 40 e 50! Em tecido, em crochet, you name it. A condizer com umas fitas pela pernoca a cima (lace up também está na moda). Ah, e também eram usados por homens!
Quando comecei a ver estas xanatas por mais de 600euros pela Chanel e afins pensei: que abuso! uma coisa que é feita em uma hora no máximo com o mínimo de material possível lol Tinha de fazer umas, CLARO!


Como não domino as lides do crochet (um dia, um dia) decidi fazer em tecido!
Há alguns anos tinha comprado umas alpargatas na Primark mas nunca tinha usado porque não eram nada confortáveis, não por causa da sola mas porque o tecido não tinha qualquer forro, era muito fino e tornavam o andar pouco amigo. Decidi descose-las e utilizar parte do molde existente para fazer as minhas primeiras alpargatas! Tive de modificar umas coisas, mas eu adoroooo desenhar moldes! É preciso ter alguma 'visão 3D' e desde pequenina que tenho facilidade em imaginar as coisas e desdobra-las para 3D na minha cabeça (não sei se isto vos faz sentido ou se foi a melhor forma de explicar lol).




Depois fiquei com vontade de fazer outras mas num modelo diferente (inspirados nestas) por isso fui de novo à Primark comprar umas alpargatas das mais baratas para descozer e utilizar a sola (por 6euros).
Estas já foram mais complexas porque o molde não se encontra na net. Então decidi desenhar eu própria o molde! Inicialmente fiz iguais à imagem de inspiração (com elástico atrás) mas não davam um andar tão confortável por isso decidi cozer duas fitas de cada lado que cruzam no tornozelo e atam na perna! Acho que ficaram muuuuito mais giras :) (utilizei um restinho de tecido gingham que tinha e a fazer uma das fitas o tecido não ficou alinhado como as restantes :(()



Como não faço vídeos, torna-se complicado explicar-vos o processo por imagens por isso deixo-vos estes vídeos que podem ajudar a compreender o processo: 1 2 3 (alguns estão em Alemão mas pelas imagens dá para perceber!).

Mãos à obra meninas! :D

xxx

2 comentários:

  1. Isso de teres a capacidade de traduzir imagens bidimensionais para 3D na cabeça é uma maravilha, acredita!!! EM termos de modelismo então, pah, isso é tops, por isso é que consegues fazer os moldes com coerência e te saem bem. Adoro o que fizeste, ficaram ambas tão giras, eu adorooooo alepergatas, tenho várias mas de compra, e tal é a doença que até marido e filho têm cada um o seu par, mas só usam para ir á praia looool!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails