Seguidores

domingo, 29 de novembro de 2015

QUICK REVIEW: Face Paint: The Story of Makeup book

Hi dolls!
E de repente já andamos cheios de frio e a contar os dias para o Natal! Não estou muito entusiasmada este ano mas prometo fazer um esforço para desfrutar desta época do ano (apesar de estar a trabalhar todos os dias até o raio do Natal terminar...)

Quem me segue no instagram sabe que comprei o novo livro da queridinha Lisa Eldridge! Para quem não conhece, a Lisa é uma maquilhadora TOP TOP, que já maquilhou toda a pele famosa que existe para maquilhar. Além disso faz vídeos para o youtube com tutoriais, dicas etc. A internet ajudou-a a ficar mais conhecida ainda e confesso que às vezes meto os vídeos a dar enquanto limpo a casa só para ouvir a voz dela :x A simplicidade com que explica as coisas e a sua técnica é o que mais gosto.

Há coisa de semanas lançou um livro dedicado à história da maquilhagem, tema que lhe trás grande paixão visto que é dona de uma colecção enorme e fabulosa de tudo o que seja maquilhagem vintage. E é neste campo que sinto que eu e a Lisinha iríamos ser muito muito amigas pois, como sabem, partilho da mesma paixão por tudo o que seja maquilhagem/beleza/cosméticos do antigamente! Para além de ter uma pequena colecção de compactos e outras peças (nada comparável com o que a Lisa tem) tenho também vários livros sobre o tema. Quando soube que ela ia lançar o seu próprio livro fiquei histérica, mas um bocado apreensiva porque afinal ela não é historiadora (ao contrário de quase todos os livros que existem sobre o tema, que são escritos por arqueólogos/historiadores/coleccionadores e não por maquilhadoras).

Face Paint: The Story of Makeup é um livro pesado com mais de 200 páginas que resumem toda a história dos cosméticos, desde as primeiras evidências do uso da cor por parte dos seres humanos até aos dias de hoje. Comprei a versão de capa dura pois prefiro este tipo de livro pois é mais elegante e duradouro. Mas o que difere este livro de todos os outros que já existem sobre o tema e porque é que é uma excelente adição à nossa colecção? Por vários motivos:

- Ao contrário de quase todos os outros livros que existem sobre o tema, que são divididos estritamente por ordem cronológica, a Lisa conseguiu criar uma divisão mais real dos temas/história, isto porque a história da maquilhagem e as suas tendências não terminam quando começa uma nova década, muitas vezes sobrepõem-se umas às outras, e como sabem as modas voltam e repetem-se;

- É um livro com muitas imagens de grande qualidade. Incluindo alguns shoots que a Lisa fez de propósito para o livro;

- Muito texto! Apesar de muitas imagens ela conseguiu criar um discurso fluido, coeso e com muita muita informação. Não contém tudo (o que poderia conter) mas contém muita informação e pesquisa;

- Pareceu-me que se focou bastante nos primórdios (Antigo Egipto, Roma, até Japão, côrte britânica e francesa de 1700's) temas não tão explorados pela historiadora e coleccionadora Madeleine Marsh (que já fez uns videos sobre os temas no canal da Lisa) e por isso MEGA KUDOS para a Lisa;

- Por outro lado senti que podia ter explorado mais as últimas décadas (principalmente a partir dos 60's até hoje), onde fala, às vezes, vagamente de algumas marcas que mereciam mais atenção, assim como as tendências - talvez por ainda termos memória destas décadas ela optou por não se focar tanto; Até porque o livro já ia grande e pesado e certamente não há espaço para tudo.



Se gostam do tema aconselho o livro;
se gostam da Lisa aconselho o livro;
se gostam de ter livros bonitos, aconselho! :)

(e uma EXCELENTE prenda de Natal, não acham?)

xxx

2 comentários:

  1. Parece ser bastante interessante acima de tudo por se focar mesmo nos primórdios e até ignorar, vá, um bocadinho as décadas mais recentes.
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. adorava ter! <3

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails