Seguidores

terça-feira, 10 de novembro de 2015

DICAS PARA POUPAR: KAKEBO


Hi dolls!
Estou a fazer um esforço para continuar a postar por aqui com regularidade e lembrei-me que podia e DEVIA fazer o post de hoje: dicas para poupar e gerir as nossas poupanças! É algo que tenho feito nos últimos meses e os resultados têm sido positivos. De certeza que às vezes se perguntam 'mas para onde vai o raio do dinheiro!??' e a resposta é simples: tudo depende de nós e com um pequeno esforço garanto-vos que ele não vos sai a voar da carteira!


Sempre fui uma pessoa responsável, mas no que toca ao dinheiro tive sempre a sensação que ele voava-me das mãos não sabia bem porquê. Claro que quando somos jovens e não temos contas para pagar isso pouco importa mas quando começamos a ter mais responsabilidades e a viver por nossa conta não convém continuarmos com os mesmos hábitos de adolescente no que toca a gerir/poupar dinheiro.

Há uns meses para cá decidi que ia passar a apontar TODOS os gastos que tinha mensalmente na minha agenda: conta da água, conta da luz, comida, farmácia e extras. No final do mês era só fazer as contas e ver o que realmente me sobrava depois do ordenado. O primeiro mês é sempre piloto e é muito útil para vermos onde realmente gastamos o dinheiro todos os dias. Sempre que tomava o pequeno almoço no café apontava, sempre que comprava uma água apontava, tudo, apontava t-u-d-o, incluindo os cêntimos. Isto pode parecer bastante control freak (e é, só um bocadinho) mas depois de uns dias habituam-se facilmente e vêem que é um exercício até divertido. 
Depois do primeiro mês a fazer este exercício reparei que gastava muito dinheiro a tomar o pequeno almoço quase todos os dias no café e reparei também que de vez em quando ia comprar umas bolachas e uns chocolates durante o dia. Isto estava a criar um rombo de mais de 50euros por mês e é melhor termos 50euros no final do mês do que não os termos, certo? Por isso decidi que ia passar a tomar o pequeno almoço em casa e que as bolachinhas e chocolatinhos iam acabar, até porque engordam e é melhor não lhes tocar. E txim txim, money na carteira!

E é aqui que entra o Kakebo. Nunca tinha ouvido tal coisa até encontrar este livrinho no Continente em promoção por 7euros. O nome suscitou-me curiosidade e fui pesquisar na net. Se há coisa que foi feita para mim foi o Kakebo! É uma espécie de agenda da economia familiar/pessoal, uma espécie de minha agenda mas com todos os campos que eu alguma vez sonhei preencher, principalmente aquele quando chega ao fim do mês e nos mostra quanto dinheiro conseguimos poupar depois de todos os gastos! 

O livro é dividido por dias do mês e no inicio de cada ciclo apontamos os nossos objectivos: por exemplo, este mês de Novembro prometi que só ia tomar o pequeno almoço no café às sextas, só ia jantar fora 3 vezes por mês, não ia comprar maquilhagem ou skincare que ainda tenha em casa para gastar e ia tentar não gastar mais de x depois de todas as contas feitas. É um bocado ambicioso, mas eu funciono por objectivos e depois de cumpridos sabe mesmo bem.
Ao longo do mês vamos somando o que vamos gastando em lazer, cultura, extras e vamos vendo onde gastamos o nosso dinheiro e onde podemos ter maior controlo no próximo mês.
Para mim tem sido bastante útil! Além disso as ilustrações ao longo do livro são a coisa mais fofa de sempre e ajudam a tornar o esforço de poupar muito mais divertido. Vão ver que não custa nada!




As minhas dicas para poupar:

- Tentar apontar todo o dinheiro que gastamos numa agenda ou no Kakebo - só assim vamos saber onde é que ele se gasta;
- Levar sempre marmita e lanche para o trabalho (mas permitir um dia em que podemos tomar o pequeno almoço no café ou lanche);
- Precisamos mesmo de umas botas novas? Não comprar coisas que já temos (a única excepção faz-se no batom vermelho ahaha);
- Aproveitar cupões e promoções, mas analisem bem a relação preço/quantidade/qualidade;
- Natal? Ofereçam prendas diy úteis (sabonetes, agendas decoradas por vocês, etc);
- Não ter vícios (como fumar, café, etc) ajuda a poupar e além disso é muito mais saudável não os ter;
- É melhor parar por aqui porque daqui bocado tenho o TLC à perna para participar num programa dos Extreme Cheapskates ahahaha :)

Alguém que me lê usa o Kakebo? 
Acham que iriam usar este método para poupar $ ou acham que é ir demasiado longe?
Partilhem comigo as vossas opiniões sobre o assunto ;)

xxx


2 comentários:

  1. Eu já aponto os meus gastos há anos, tanto que já não faz nenhum efeito. Fiquei curiosa com o Kakebo :)

    ResponderEliminar
  2. Não uso o Kakebo - a minha irmã usa uma cena parecida mas numa plataforma online - pura e simplesmente pq já faço todas essas coisas desde 2008, e mesmo assim dei por mim a ter de fechar as minhas contas poupança durante 2010 e 2011 para poder dar de comer ao meu filho, aliás foi quando decidi deixar de trabalhar de vez porque saía-me mais caro trabalhar do que ficar em casa a cuidar do miúdo, com os custos de transportes e extensões de horário na creche e no infantário e a miséria de salário que eu conseguia trazer para casa ao final do mês. Já desisti de poupar o que quer que seja, não me é possivel, fora os bens essenciais e as contas obrigatórias (água, luz, gás, renda da casa, essas cenas) não sobra nada ao fim do mês e o conseguirmos chegar ao fim do mês sem estarmos numa aflição para que o meu marido receba - ele que trabalha numa escola que se aproveita da crise para nunca pagar ordenados com todos os valores correctos e a tempo e horas - é uma benção. Qualquer pequeno extra que consigamos (tipo de vender cenas que não usamos e estão boas, como coisas de bébé do puto) é para comprar roupa para o miúdo que não pára de crescer! Quando tenho desejos de algo para mim mesma (uma máquina fotográfica, ou um tripé, ou mesmo um portátil, consegui pela primeira vez o meu primeiro portátil novo, sem ser o portátil velho do meu marido que já não dava para ele usar no trabalho por ter de estar sempre ligado á corrente) tenho de pedir á familia que se junte para e oferecerem de prenda de Natal e de prenda de anos. Poupar dinheiro, já não sei o que isso é, das raras vezes que conseguimos juntar algum, passado pouco tempo tivémos de o gastar ou com electrodoméstcos que se avariam, ou o carro que rpecisa de pastilhas, ou até mesmo uma desinfestação de baratas que nos custou os olhos da cara!!! Mas acho que já não saberia viver e ser feliz sem ser nesta corda bamba, se há algo que este estilo de vida cheio de "preocupações financeiras" me trouxe foi uma apreciação pelo básico e essencial que eu não tinha, um gosto por fazer as minhas próprias coisas sem as comprar, um orgulho em saber comprar e onde gastar o meu dinheiro sem me deixar levar por fads e por necessidades de ser e ter o que os outros são e têm, eheheh.
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails