Seguidores

segunda-feira, 14 de abril de 2014

COME TO PORTUGAL: WE HAVE MERMAIDS! (Vintage Travel Posters)

Hi dolls!
O fim-de-semana foi de muito trabalho e de pouco sono, mas uma nova semana começa.
Hoje o post nada tem a ver com maquilhagem ou cosméticos! Gosto de desenjoar do tema aqui no blog, por isso trago-vos algo que gosto muito: posters de viagem antigos!

Apesar de sermos um povinho (com p pequeno), temos um país lindíssimo. Tive a sorte de sempre viajar pelo nosso país e descobrir verdadeiras pérolas de norte a sul. Confesso que conheço melhor o norte, mas desde que me encontro a viver pelo Alentejo que espero nos próximos meses seguir numa viagem de descoberta pelo nosso deserto mais precioso, aquilo a que os tão-inteligentes lisboetas acham que existe do rio Tejo para baixo. Adiante.

Os posters alusivos à promoção turística do nosso país no século passado são um mimo da história. Cada cidade puxa por aquilo que mais valioso tem: Sintra é o Eden, Aveiro uma pequena Veneza na ponta da europa, e no Estoril temos sol e praia. Aliás, Portugal apercebeu-se bastante cedo dos benefícios que a actividade turística poderia trazer para o pais, já no final do séc. XIX. Na primeira metade do séc. XX a promoção turística ganha um novo folgo e interesse com a criação da primeira base legislativa e organizações próprias para a actividade, e a partir daí começamos a ver órgãos locais de turismo, agências de viagem, apoio financeiro para a área, e claro, a propaganda.
São pequenos pedaços de arte e propaganda (que se juntam sempre tão bem) que vos mostro já a seguir :) Enjoy!






Ribatejo, 1959


Madeira, 1935


Estoril, 1956













Espinho, 1931





Loulé, 1962



1976


1953


1970




Cascais, 1955



Algarve, 60/70s

(perdi a fonte de algumas imagens, peço imensas desculpas!)

BOA SEMANA :))

xxx

5 comentários:

  1. Lindos de morrer e tão evocativos da beleza do nosso país, que os portugueses teimam em ignorar e desdenhar. O de Aveiro, então, está lindo lindo lindo!
    Tenho a sorte de conhecer o País quase todo, de morar entre Cascais e Sintra e de ter família nos Açores, na Madeira, no Norte e na Beira Baixa e, como tal, adoro (e tenho oportunidades para isso) conhecer cada recanto de Portugal.
    No meu caso, sou uma provinciana que adora água, campo e lugares verdes e se sente deslocada em cidades, daí não nutrir grande simpatia por Lisboa. Se não trabalhasse na Capital, só cá punha os pés para passear.

    ResponderEliminar
  2. Confesso que graças ao meu pai, que era um verdadeiro apaixonado por este país, tive a sorte de o viajar de cima a baixo na sua companhia. Conheço bem o Norte, mas melhor o Alentejo do meu coração, adoro a costa alentejana e tive a sorte de passear muito por ela enquanto o meu pai foi vivo. Mas a minha paixão, o meu sonho de vida era mudar-me para o Oeste... enfim, um dia qui sas?!? Adorei estes posters, como licenciada em Publicidade gosto sempre de ver o que se fez nessa área no passado, com tão mais bom gosto e imaginação do que se faz hoje em dia...
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Indeed. Portugal é um país pequeno mas rico em beleza e diversidade. Os lugares que mais gosto são mesmo Sintra, Gerês, Buçaco e a Costa Vicentina. Quero conhecer as Berlengas... e imensos outros sítios que até tenho vergonha de dizer que nunca fui ahah. E a ver se vens ao Barlavento ;)

    ResponderEliminar
  4. Conheço bem o País e já vivi em vários sitios do Norte ao Sul. Ainda assim, quero descobrir mais recantos lindos! Estes cartazes são lindos :-)

    Miss Beta xx

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails