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quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

BIBA: THE MOST BEAUTIFUL BRAND IN THE WORLD

Acho que já partilhei várias vezes a minha paixão pela BIBA, que finalmente decidi fazer um post dedicado a ela. Mas então, o que é a BIBA?
Qualquer pessoa que estude moda, ou tenha interesse na área e tenha um pingo de bom gosto conhece o fenómeno BIBA, e é difícil não se deixar levar por ele, mesmo vivendo no agora.

BIBA nasceu em 1964 em Kensington (Londres) pela mão de Barbara Hulanicki. No inicio era apenas uma botique de venda postal, roupa diferente, numa década cheia de cor e novas formas, mas rapidamente entrou nas bocas do mundo. Era nova, era fresh, era funky, era diferente (e com um toque vintage!). A primeira peça da marca a ser vendida pelo jornal Daily Express vendeu 200 unidades (numa época em que a produção massiva de roupas era ainda crescente, é um excelente número!), mas a publicidade nos jornais não era suficiente. Até que em 1964 um vestido com padrão gingham rosa e com lencinho para a cabeça a condizer fez sucesso nas páginas do Daily Mirror, e apartir daí, BIBA andou nas bocas do mundo.
A sua criadora inspirava-se nas antigas divas de Hollywood, no Art Deco e na Art Nouveau, criando algo totalmente novo, e quebrando a estética dos anos 60 (dentro daquela paleta de cores elegres) A paleta de cor da BIBA era mais escura, dentro dos neutros, dos pretos, dos acastanhados e curiosamente, parecia fazer a delicia dos mais jovens, pois era também uma marca acessível e fabricada em Inglaterra, por um grego, Theo Savva.


A mulher por trás da marca. Barbara Hulanicki com o seu look anos 20: bob, sobrancelhas finas e caídas, assim como os olhos.



O vestido que pôs BIBA nas bocas de Londres!


BIBA Botique em 1964. Foto de Philip Townsend


O boom BIBA permitiu à marca mudar-se em 1974 para o edifício Derry &Toms! Foi possível expandir a marca BIBA para além da roupa de mulher. Vendiam-se papeis de parede, jogos de cama, comida, cosmética, e tinha até um restaurante! BIBA não era apenas roupa, era agora um lifestyle que todos queriam viver. Novos, velhos, com mais ou menos dinheiro. 



Baked beans BIBA!!!


Twiggy (ainda com o cabelo comprido!) a pousar para BIBA. (adorooo o turbante!)


Em 1966 Barbara já tinha mostrado o seu desejo de expandir-se para o campo da maquilhagem, como a sua colega Mary Quant fizera. Assim, a linha de cosméticos BIBA foi lançada em 1970 numa tea-party com direito a um bolo gigante da figura de Mae West! 
A paleta de cores era simplesmente BIBA. Castanhos escuros, tons ameixa e amora, pretos, dourados, prateados, vermelhos. Estas cores iam contra o que se usava na altura, os rosas, os corais. Barbara queria ainda ter lançado uma base liquida verde (que acabou por não acontecer!).  As bases BIBA não tinham subtons cor de rosa, eram todas amarelas (conseguem imaginar??).

"We had found a factory near East Grinstead that produced cosmetics for all the big brands. When I showed them the colours we wanted for our lipsticks and nail varnish and eye colours, the managers didn’t seem to take us seriously. On the other hand, the girls in the laboratory were terribly excited and couldn’t wait to formulate something different from the usual corals and bright pinks. They stayed up all night and mixed our first ever brown lipstick, which sold out in the first half hour” (do livro From A to BIBA)

Este novo visual psicadelico-gothesque misturado com um sentimento vintage foi o que ditou o sucesso da sua linha de cosméticos. Lábios azuis metálicos, pestanas falsas, blushes bordeaux (ou verdes!!), e cores de sombras metálicas e intensas, como nunca antes se tinha visto. BIBA criou uma nova imagem para a mulher, as chamadas BIBA-girl, que ela afirmava serem "postwar babies who had been deprived of nourishing protein in childhood and grew up into beautiful skinny people: a designer's dream. It didn’t take much for them to look outstanding." (wikipedia)

As embalagens eram também o espelho deste gosto quase pós-apocalíptico. Embalagens planas, pretas de plástico rijo, com o logo da marca em detalhes dourados. Do mais elegante que já vi.
Os stands de venda eram pretos, com detalhes dourados art deco, e de uma elegância extrema. As empregadas encorajavam a mulher a experimentar sempre antes de comprar (que pensamento à frente, não é?). 
Em 1971 a linha de cosmeticos já se encontravas em Paris, Itália, Estados Unidos e até no Japão, e foi sem dúvida, a linha com maior sucesso dentro da marca.
E um ano mais tarde, BIBA criou a primeira linha especializada para mulheres negras!
Nada melhor que algumas (muitas) imagens para descrever este sentimento BIBA que é tão estranho hoje em dia. Enjoy! ;)


Os nomes das cores BIBA 1973. Dá para imaginar como seriam cada uma delas, não dá? :)



Sarah Moon para a VOGUE em 1972






BIBA cosmetics. Look at these colorsssssss!!


BIBA Loose Powder


BIBA powder tint set





Stand cosméticos.



Lápis BIBA.



Shampoo alecrim BIBA.


Removedor de verniz.




BIBA makeup look, ilustrado por Kasia Charko



BIBA paintbox, ilustrado por Kasia Charko


A 19 de Setembro de 1975 BIBA fechou portas. A incompatibilidade de gerir a marca (pela Dorothy Perkins) gerou uma série de problemas, que fez com que Barbara saísse da empresa. A marca foi relançada vezes sem conta durante as ultimas décadas, mas nunca conseguiu atingir o mesmo espírito BIBA dos anos 70.
Há tanto mais para dizer sobre a BIBA. Mas o post já está a ficar grande (eu sinceramente devia dedicar-me ao blog como muitas que aí andam fazem: publicidade, press releases a torto e a direito, sem originalidade nenhuma e com uma legião de fãs incrível - não percebo as pessoas.) Mas fico-me por aqui sobre o assunto. :)


Para saberem mais sobre a BIBA:

Kasia Charko - Blog de uma das ilustradoras da marca

BIBA store online

Victoria and Albert Museum

A MEGA colecção de maquilhage original BIBA da Lisa Eldridge

Tutorial da Lisa Eldridge a usar maquilhagem ORIGINAL BIBA

Tutorial da lisa Eldridge a usar maquilhagem ORIGINAL BIBA 2 (a sério, vejam a pigmentação e intensidade das mesmas! já não se faz NADA assim!)







(este post foi baseado no meu livro The BIBA Experience, de Alwyn Turner, um pedaço de céu indispensável para qualquer amante da história desta ilustre marca!)






xxx

16 comentários:

  1. Devo dizer que adoro o blog! As dicas, os DYU, as aulas de história, tudo! E adoro o facto de não fazer publicidade e press releases. Sigo alguns que o fazem e não é de todo apelativo. Portanto, my 2 cents acerca do blog, que valem o que valem, só para dizer que o adoro.

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  2. Adorei este post, claramente! Epá, aquele tutorial da Lisa arrebata-me, a pigmentação é extraordinária. Que charme!

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    1. sabia que ias gostar :) os tutoriais são AMAZING! fiquei fascinada com as cores, a pigmentação... opá, não se fazem coisas assim :)

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  3. Uau, não conhecia :) Que interessante :)

    http://coucoucaroline.blogspot.pt/

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  4. Adorei o post (o mundo precisa de mais aulas de história destas), e a primeira foto da Barbara Hulanicki... aquele bob, wow. Quem me dera! E tens razão, as embalagens são super elegantes, já para não dizer praticamente intemporais.

    xx

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    1. obrigado! as embalagens as embalagens.... tão simples, tão bonitas! eles relançaram a maquilhagem BIBA mas os preços são way too much, e não vai de encontro à mentalidade da marca na altura, que era vender tudo o mais barato possível, daí não ter tido grande sucesso agora! x

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  5. Fantástico! A BIBA rompeu com o tradicional de verdade. Deu liberdade de criação à maquilhagem - asas para voar!

    Amei as ilustrações. Olha-me aquelas cores incríveis de maquilhagem. E já comia uns baked beens! haha!

    Obrigada por um pedacinho de história tão bom :-)
    O teu blog é maravilhoso, dê por onde der ;-)

    Miss Beta
    https://www.etsy.com/shop/missBetaKnits

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    1. ela basicamente pegou na estética anos 20 e 30 e deu-lhe ali um upgrade fantástico! :D adorava ter vivido naquela época, e ter acompanhado este crescimento.

      obrigado :)) xx

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  6. Confesso que NÃO gosto de BIba. Não gosto da década de 70 em termos de moda, é uma época com uma estética muito própria - e que curiosamente eu associo SEMPRE a Biba, mais que ao disco e ao hippie folk, confesso - e que a mim não me diz nada, ou melhor, diz mas é mau, lol, deve ser a minha falta de gosto a falar mais alto eheheheh. Mas gostei de ler e de saber um pouco mais sobre a marca - porque isso sim, eu adoro e admiro, a criatividade e a persistência de alguém que quer mostrar o seu sentido estético ao mundo, independentemente de gostar ou não. Agora, tenho de ser sincera, ri ri ri e até o meu filho veio perguntar pq é q a mãe estava a rir á maluca com a história em letras mais pequenas - é que partilho inteiramente da tua opinião, subscrevo e assino por baixo. Não percebo, também. Não percebo. Mas deve ter a ver com o capitalismo... ;)
    http://afashionfauxpas.blogspot.com

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    1. acredito que seja uma estética dificil de engolir, eu propria há peças que não usaria, mas perco-me pela maquilhagem e todo o look BIBA :) o look de morto, como ela lhe chamava eheh
      obrigado por leres o post todo ahaha eu não gosto de ser má lingua, mas se é coisa que me irrita é blogs com um hype do caraças e depois vais a ver e de originalidade têm 0, para não falar dos produtos oferecidos que enfiam às leitoras. enfim, é o estado da blogosfera portuguesa. :)

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    2. Acredita que o estado da blogosfera portuguesa é bem pior do que possas imaginar, é um estado de sitio com bullying á mistura, humilhações, e mais que nem digo que este é um blog de respeito!!!
      http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

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  7. Olá Inês. Não conhecia esta marca e adorei ficar a conhecer. Obrigada :)
    Não posso concordar mais com o teu parenteses sobre os blogs e sigo a mesma linha que tu. Só tenho duas seguidoras e pouco me importa. Escrevo sobre o que me apetece e da maneira que me apetece, quando posso e tenho algo para dizer. O standard aborrece-me de morte. Mas lá vou lendo alguns, mais não seja para não ser igual ;)
    Beijinhos

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    1. criar um blog diferente do que existe por aí é dificil, leva tempo até as pessoas se aperceberem, é o que sinto. mas pronto, cada um vê o que quer e o que gosta :)

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  8. Desconhecia por completo a BIBA, obrigada por me enriqueceres mais um pouco :)

    Btw, sou leitora assídua do teu blog porque para além de seres única em estilo tb és em personalidade, isto é, não és uma blogger caneira, tens as tuas opiniões e...enough said.

    keep it going.

    xoxo
    Dani
    A Strangeness in me Blog

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