Seguidores

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

5 RAZÕES PARA USAR UM TURBANTE

Sou apaixonada por turbantes. O facto de ser difícil encontra-los à venda em Portugal fez com que criasse a Madame Turbante. No entanto, há muita gente que gosta, aprecia vê-los noutras pessoas mas tem medo de usar. Quanto ao 'medo' eu não posso fazer nada, mas posso dar-vos umas dicas de como usar e rockar um turbante em qualquer situação :) Boa?

1º - PARA TODAS AS CORES, IDADES E CRENÇAS 

Usar turbante não é só uma questão religiosa. Alias, muito longe. E também já não é sinónimo de doença. Muito longe. O turbante é um acessório de moda livre, e sem limites! Vêm em todas as cores e feitios, e já não são boring e sem personalidade. Dare to use it!


2º - FAÇA VOCÊ MESMO (A PARTIR DE UM LENÇO)

E se querem dar um novo uso aquele lenço que adoram, porque não ata-lo num turbante?
Há mil e uma maneiras de o fazer, apenas alguns exemplos e tutoriais:









3º - VAI COM TODOS OS PENTEADOS...

Cabelos curtos, pelas orelhas ou compridões! Lisos, ondulados, com ou sem franja. Good hair day, or bad hair day!


4º - ...E COM TODOS OS OUTFITS... NO VERÃO E NO INVERNO!

No verão com uns calções de ganga, ou no inverno com um casaco de pêlo. Até os outfits mais sofisticados não dispensam um turbante ou outro qualquer acessório de cabeça (chapeus, lenços!).
No verão optem por turbantes em algodão elástico ou tecidos fluidos e leves, e no inverno porque não experimentar veludo? São tão quentinhos!





5º - AS CELEBRIDADES JÁ ADERIRAM






Não é preciso ser a fashionista lá do bairro para se usar um turbante. O turbante vai com tudo e com todas!

Ainda pensa que não tem estilo para isso? Pense duas vezes!

;)





xxx

13 comentários:

  1. Quero tanto um :D
    uglyfashionexperience.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Em mim nem é uma questão de ter ou não estilo: ficam-me mal á cabeça, tal como os chapéus, gorros, bonés. Mas pior que isso é fazerem-me dores de cabeça que nem imaginas. Tenho um de lamé dourado da minha avó e não o consigo usar nem á lei da bala por isso mesmo.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Os teus turbantes sao liiiiiiiiiiiiindos! Tenho de ver um dia um da tua lojinha :P <3
    http://annluckindarkdays.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso, mas confesso alguma falta de confiança para usar.
    Talvez comece por um preto :)

    http://coucoucaroline.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adoro ver! E há dias que só apetece mesmo por qualquer coisa a tapar o mau cabelo que a noite nos deu!
    Mas acho que não me ficaria bem, é preciso ter personalidade :|

    Beijinhos xx
    www.helenaduque.com

    ResponderEliminar
  6. Adorei este artigo, responde á minha questão feita umas publicações atrás, mas acho que vai mesmo da atitude. Mas um dia eu hei-de sair com o meu á rua certamente. Obrigada. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Por favor não leves isto como uma ofensa porque não é, de todo, tal coisa. No entanto, aconselho-te a informares-te sobre "Culture Appropriation". Eu sou uma grande fã do teu blog. É, sem dúvida, um dos meus favoritos mas já há um tempo para cá que me incomodava um pouco quando te via a usar um turbante e este post, apesar de, pelo que me parece, escrito com todas as boas intenções, é um pouco impróprio. Eu sei que quando usas um turbante não tens qualquer intenção negativa e que o fazes simplesmente como sinal de apreciação no entanto peço-te que tenhas em conta que o turbante, embora seja bastante abrangente no sentido de estar presente em várias culturas, é algo que não pertence DEFINITIVAMENTE à nossa cultura. É algo com um significado muito grande mesmo tanto em termos culturais quanto religiosos (tornando o teu primeiro ponto "PARA TODAS AS CORES, IDADES E CRENÇAS" bastante problemático) e não me parece que tenhas muita noção disso quando o estás a usar. Além disso, tendo em conta a importância já mencionada (e nem a 100%) peço-te que percebas ao certo o quão incrivelmente ofensivo o teu segundo ponto ("2º - FAÇA VOCÊ MESMO (A PARTIR DE UM LENÇO)") é para as culturas onde o turbante está realmente presente. Para ser mais fácil compreender, seria quase comparável a fazer uma Burka com cortinados.

    Novamente, eu sei que não usas turbantes com qualquer motivo malicioso, até porque eu percebo que este assunto é pouco falado e, consequentemente, pouco conhecido mas isso não faz com que seja menos problemático, razão pela qual resolvi falar contigo sobre isto até porque, pelo que leio, me pareces ser uma rapariga verdadeiramente simpática e acredito que, após esta minha mensagem e futura pesquisa, vais compreender ao certo o que está errado no uso de turbantes por parte de alguém cuja cultura não possui os valores e as crenças representados pelo mesmo.

    Deixo-te com este artigo, não é 100% do meu agrado mas foi dos melhores que encontrei sobre turbantes em especifico (aconselho-te a pesquisar sobre Culture Appropriation em geral na mesma, se quiseres também posso procurar uns artigos sobre isso):

    http://fashionlawwiki.pbworks.com/w/page/11611262/The%20Turban%3A%20Sacred%20Headwear%20or%20Fashion%20Icon

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. desde já obrigado por seguires do blog! :)
      não posso concordar contigo, mas opiniões são opiniões. os turbantes, apesar de terem conotações religiosas, há muito que a moda se apoderou dele e o transformou num acessório de moda - e se alguém se sente incomodado com isso, é chato, mas tem de aceitar. O turbante não pertence à nossa cultura, mas pertence à moda, e a moda é de todos. Além disso, como pudeste ver, o post está cheio de imagens de pessoas a usar turbantes - seja em lenços ou não - e sem qualquer conotação religiosa para elas, é apenas um acessório. Num mundo globalizado, é difícil não haver apropriação de certas coisas vindas de fora, e se alguém é contra ou a favor são apenas opiniões. Não vou deixar de beber coca-cola só porque é algo vindo de fora. Quer dizer, eu gosto muito da Compal, que é feita em Portugal, mas também gosto de coca-cola.
      obrigado pelo comentário xx

      Eliminar
    2. Inês, trabalho com moda há mais de 10 anos, e vc esta sendo incoerente. "A moda se apossou"? WTF???? Roubou então? Acho lindo turbante, não sou negra, uso MAS com mto cuidado e sempre lembrando do símbolo de luta que carrego na cabeça. A moda em si, traz significados e significantes históricos no bojo de sua formação. Todo movimento que inclui cultura, arte, dança e literatura e outros elementos, tem o seu lugar no mundo que remete às suas origens, a sua formação enquanto povo/nação que, consequentemente,as suas releituras precisam fazer este link histórico, para não descaracterizá-lo e nem perdê-lo no decorrer de suas adaptações. Assim é o uso do turbante, o lenço de tecido, de cores lisas ou estampadas, que com suas diversas formas de amarrações, carrega consigo a força da sua ancestralidade. Portanto, o turbante é mais do que a beleza nua e crua propõem, mas principalmente o reconhecimento do significado cultural e histórico do negro no Brasil, do seu processo histórico, e principalmente da história de lutas e da construção de ser visto e respeitado em sua integralidade.
      A questão não é quem usa ou deixa de usá-lo, mas a questão é usá-lo de forma consciente lembrando que o seu uso pode significar a valorização desta cultura e reconhecer seu significado ou negar esta cultura e apropriar-se dela ilegitimamente. Vc como uma representante da moda em seu blog, não devia silenciar a cultura negra.

      Eliminar
  8. Vc envia p o Brasil? Se é difícil achar turbantes em Portugal, no Brasil se faz impossível... Aguardo tua resposta! Obrigada!

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails