Seguidores

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

5 DICAS PARA QUEM ESTÁ A ALUGAR/COMPRAR CASA PELA PRIMEIRA VEZ

Este post é dirigido a jovens ou adultos (com poucos recursos financeiros - como eu) e que estão a alugar/comprar casa pela primeira vez, e assim sendo, não têm nada. Não se assustem! Pode ser um momento de stress, mas pode também ser o momento mais feliz das vossas vidas, e tudo depende de como gerem esse momento. Falando da minha experiência própria, aqui vão 5 dicas para não darmos em malucos:


1º - TER PACIÊNCIA



Sim, paciência é a melhor coisa que se pode ter (em qualquer situação da nossa vida really.). Se não temos 10 mil euros para esbanjar na casa nova à nossa vontade e de uma vez, só nos resta mesmo ter paciência. Mas sabem que mais? Pensem assim: o engraçado de decorar uma casa, e de comprar todos os móveis e electrodomésticos, é que, se o fizermos de uma vez toda, aquele sentimento de ansiedade e felicidade dura apenas umas semanas, mas se prolongarmos esses sentimentos durante meses/anos é muito mais refrescante, para nós e para a casa. Não nos fartamos tão rápido da decoração, pois como ela não está completa (falta uma mesinha ali, uma cadeirinha ali) estamos sempre a imaginar o que podemos comprar a seguir. Cada mês é uma oportunidade para se completar a casa: estabeleçam o objectivo de um artigo por mês, ou um artigo de dois em dois meses, e vão ver que é muito mais divertido procura-lo nas lojas todos os meses, do que comprar tudo no mesmo dia, na mesma loja. Boring!


2º - PEDIR EMPRESTADO

Não há que ter vergonha de ter, temporariamente, coisas que não são nossas para desenrascar. Eu usei o mesmo frigorífico anão da minha mãe comprado nos anos 80 durante 3 anos. Sim, 3 anos! Para além de não congelar a comida como deve ser, gastava imensa luz. Mas era a única forma de ter um frigorífico em casa. Mas, finalmente, passados 3 anos tivemos a possibilidade de comprar um novo. E posso dar mais exemplos: até há uns meses sentava-me nos sofás horríveis que a minha mãe comprou para a primeira casa dela. A minha mesinha de centro também era dela. Anos depois já tenho o meu sofá, a minha mesinha de centro, os meus cortinados etc etc. O que quero dizer é, que se não têm dinheiro imediato para estas coisas, não tenham medo nem vergonha de esperar e de aceitar coisas que são de outros para desenrascar durante uns tempos. Não vale a pena uma pessoa encher-se de dividas com cartões de crédito para comprar este tipo de coisas! Quando o emprestado não existe, aprendam a viver sem elas. Eu ainda não tenho um forno, ainda não tenho cadeiras para a mesa da sala, e por aí fora.  

3º - ESPERAR PELOS SALDOS/DESCONTOS




Muito importante! Da minha casa, tenho apenas 4 ou 5 artigos em que paguei o preço inteiro (sem saldo ou desconto). De resto, tudo teve desconto. Isto porque tive a paciência de esperar pela época e porque percorri várias lojas até encontrar o que queria. Não se deixem ir pelo impulso, mais uma vez: paciência é uma bela virtude.

4º - COMPRAR EM 2ª MÃO



Para mim esta é fácil, mas consigo compreender que para algumas de vocês não seja. Em 2ª mão é onde eu encontro o tipo de móveis que gosto, e por isso para mim é fácil ir a uma loja de caridade ou ao OLX e comprar uma mesa ou um aparador. E sabem que mais? Nunca dei mais de 100Eur por cada móvel desses. Nunca.
Não tenham medo, vão à descoberta das várias lojas em 2ª mão que existem, façam-no num dia de sol fresco, com o namorado ou com a melhor amiga. Vão ver que se vão divertir ao máximo (encontra-se cada coisa nessas lojas!!) e vão encontrar tesourinhos guardados a bom preço!
Mantenham a mente aberta, sejam capazes de olhar para um móvel, mesmo que não gostem da cor, e pensar 'eu podia mudar isto. pintava assim e assado'. 
É só vantagens em comprar em 2ª mão, para nem falar da questão ambiental.


5º - COMPRAR PARA A VIDA

Isto é outra daquelas coisas que eu faço questão de fazer. Comprar para a vida. Não vou a correr comprar algo só para desenrascar, como já vos disse, prefiro esperar esperar esperar, e quando encontrar o TAL, aí sim, compro. E não estou à espera de me fartar dele tão cedo.
Não queiram tudo no imediato. Numa sociedade onde comprar e deitar fora vem numa questão de dias, mudem a tendência e comprem para a vida.


Acho que quem está a passar por esta situação vai compreender, e espero que estas dicas tenham sido úteis. Foram elaboradas da minha própria experiência, de alguém que ainda não tem toda a mobília que precisa, mas que com paciência há-de ter, e as mais giras do bairro, com certeza (e baratas!) ehehe :)
Boa sorte a todos nesta nova jornada!

xxx

20 comentários:

  1. Belo post...

    Posso-te dizer que estou na minha casa há 4 anos e até agora ainda a estou a decorar e "arranjar" coisas à minha maneira..
    É assim, quem tem poucos recursos, quem vive do trabalho que tem é assim!
    Sem vergonhas, dá-nos um orgulho imenso aquilo que vamos conquistando.

    Há meses que podemos fazer mais, há meses que não podemos de todo, o que interessa é ir fazendo! :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ainda bem que há pessoas que se identificam com este post :) eu estou a adorar esta jornada, que já dura há uns 2 anos e espero que dure e dure, porque assim nunca me farto ehehe x

      Eliminar
  2. O comprar para vida é cena que não me assiste, ja o meu marido sim. Ele prefere dar 1000 euros por 1 quarto ue dure a vida toda do que 300 por um que dure uns anos, mas eu sou um bocado agarrada XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu gosto de pensar que estou a comprar algo (que realmente gosto) para a vida (claro a qualidade também conta!), acho que assim poupa-se dinheiro eheh :p

      Eliminar
  3. A Associação Reto à Esperança têm lojas do mobiliário em 2ª mão onde se encontram coisas excelentes, é que hoje em dia já não se fabricam móveis assim, de qualidade tão boa, aquelas coisas se for preciso duram 200 anos, e não estou a brincar, duvido que a mobília do ikea dure sequer um quarto desse tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já comprei lá muitas coisas! e há tantas outras :) 80% da minha mobilia é em 2ª mão, e alguma tem mais de 50 anos e está impec! :)

      Eliminar
  4. Veio mesmo na altura certa!!! Obrigada pelo post!!;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ainda bem, fico super contente! boa sorte nesta nova jornada x

      Eliminar
  5. Opá nisso sou tão diferente de ti!!! Concordo e assino p baixo com o comprar para a vida - menos o sofá, juro, se há coisa que dê de si rápidamente é o sofá, então com putos!!! - e por isso alguns dos meus móveis foram carotes. Mas não me imagino a deixar de gostar deles, por isso foi um investimento que fizémos questão de fazer, até pq são de madeiras nobres e supostamente de longa durabilidade - digo supostamente pq isto nos dias de hoje nunca se sabe, né? Mas já lá vão mais de 10 anos e continuam aí para as curvas. Agora o esperar e ter paciência... nada eu. Tipo, se me falta um movel especifico para um sitio especifico, começo logo a passar-me, a já nem sequer conseguir olhar para esse canto da casa, a achar que até me falta o ar e o gosto por estar em casa. Tipo agora com a comoda para o quarto ahahah. Mas a parte do pedir emprestado, ui, eu nem pedi: ROUBEI, da casa da minha mãe, uns quantos móveis que sabia que ela não queria e já estava farta e se eu não tivesse trazido comigo tinham ido para o lixo, eheheh. Mas o forno é que não compreendo, juroooooo, não era capaz de sobreviver se forno, não era mesmo lol, sou dependente do forno!!!
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é claro que um sofá tende a estragar-se mais rápido, mas o que quis dizer é que, na hora de comprar, escolham coisas mais resistentes (o que não tem de significar mais caras). quanto ao forno, foi ficando para segundo plano estes anos todos, mas será das proximas compras :) quando se tem pouco $ tem de ser assim ehehe

      Eliminar
  6. Óptimo post.
    Concordo particularmente com o comprar ao seu gosto e se for caro, mas de boa qualidade vale o esforço extra!

    xoxo
    Dani
    A Strangeness in me Blog.

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito deste post... eu já estou neste caminho há 10 anos e ainda continuo no projecto de ter as coisas como quero. Gosto de ter peças com história em casa e que me digam alguma coisa. Tenho muitas coisas de tios que mudaram de casa e deixou de servir, ou que deixaram de gostar... é um desafio conseguir reunir coisas diferentes (que não foram planeadas) sem a casa parecer uma salgalhada mas por sorte é esse mesmo o meu estilo, ou "mistura de estilo".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado! :) pois, eu acho que assim não nos fartamos tanto dos espaços da casa, porque, como ainda estão por terminar, há sempre aquela ansiedade de procurar e encontrar a proxima peça! :)

      Eliminar
  8. Eu confesso que sou um bocado agarrada ao dinheiro no que toca a decoração custa-me largar muito dinheiro de uma vez... Tive sorte que os meus pais deram-me a mobília velha, muita tem mais de 30 anos. É quase tudo feio mas nem me preocupa, vou deixando até darem as últimas xD O sofá já se desfez, estou a pensar comprar outro no ikea por 200 euros.
    Não tenho a minha decoração de sonho, mas tb não me chateia minimamente.
    Bom post!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. para mim também é impensável gastar $ assim de uma vez, até porque não o tenho lol :p

      Eliminar
    2. Percebo perfeitamente, também me acontece o mmo :-\

      Eliminar
  9. Btw, essa ideia de procurar em lojas de segunda mão, é muito boa. A quem estiver interessado, existe uma lojinha que de vez em quando tem umas coisas interessantes na avenida rodrigues de freitas no Porto. ^^

    ResponderEliminar
  10. Gosto especialmente da quarta e da quinta dica :) Ter uma casa ao nosso gosto e confortável não é um luxo, basta imaginação e prespicácia. Um dia também terei a minha para decorar, espero eu :P

    http://coucoucaroline.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, imaginação é bom em qq situação na vida ;) claro que vais ter ehehe xx

      Eliminar
  11. boas dicas! no meu caso, cumpro com cada um desses pontos, ahahah
    em relação aos móveis mais básicos tivemos a oportunidade de comprar logo de início e sem grande tempo de espera devido a poupanças que tínhamos e ajudas de familiares. em relação a electrodomésticos ainda vamos usando emprestados mas esperamos vir a substituir por nossos daqui a alguns anos. também já aproveitei saldos para comprar algumas coisitas e a nossa mesa e cadeiras da cozinha vieram de uma loja de móveis já fechada (não foi em 2ª mão mas é quase como se tivéssemos ido a um antiquário, ahahah).

    a solução é mesmo esperar, e isso até é uma virtude porque vamos amadurecendo melhor as ideias :)

    beijinhos e boa sorte!
    eighteen and a life

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails