Seguidores

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

História da Maquilhagem: V Os anos 30 e Hollywood

Hi dolls!
A nossa História da Maquilhagem já conta com vários séculos de história contada aqui no blog! Começámos pelo I Mundo Antigo, rapidamente passámos para a II Época Victoriana, III A Belle Époque, e já chegámos aos IV Loucos anos 20! Desta vez com a novidade de look de época recriado por mim! Hoje estamos na década de 30, a década que viu nascer Hollywood, e a década em que todas as mulheres começaram a usar maquilhagem for good.


--- V Os anos 30 e Hollywood ---

A criação da industria do cinema no inicio de 1900's fez com que os actores e actrizes fossem cada vez mais reconhecidos pelo público. Inicialmente as companhias de cinema optavam por manter os seus actores anónimos (com medo que pedissem mais dinheiro!) mas a demanda do publico começou a ficar mais intensa por saber quem eram. Este interesse do público em querer saber quem viam no ecrã tornou-se uma oportunidade para os agências de cinema, que rapidamente criaram departamentos de publicidade e trataram de recriar a vida dos seus actores do zero. Isto porque literalmente lhes inventavam uma vida nova, um novo nome e uma nova imagem! Principalmente na imagem o objectivo eram criar características unicas, que os distinguissem dos outros artistas, por exemplo, Jean Harlow e o seu cabelo loiro platinado, Marlene Dietrich e as suas sobrancelhas elevadas, entre outros. As suas imperfeições eram também alteradas com maquilhagem ou outras técnicas mais dolorosas.
A passagem dos filmes a preto e branco para filmes a cores também contribuiu para a revolução no mundo dos cosméticos nesta época.
A velha maquilhagem de palco era demasiado pesada para as luzes fortes dos cenários, que com o calor faziam com que as camadas aplicadas de greasepaint estalassem, dando um ar nada bonito.
A primeira base para ser usada no cinema foi inventada por Max Factor, conhecido como o pai da cosmética moderna, e o responsável pela popularização do termo 'makeup', transformando-a numa palavra acessível a todas as mulheres. A famosa base 'pan-cake' foi criado por Max Factor, e era aplicada com uma esponja, dando um efeito suave, não reflector da luz, totalmente mate. O primeiro filme onde foi utilizada foi em "Vogues of 1938" e foi um sucesso desde então! Nos finais dos anos 30 a Pan-Cake começou a ser comercializada nas lojas, e entrou para a história como sendo o produto cosméticos mais vendido de sempre!
MAIS INFO INTERESSANTE SOBRE O PAN-CAKE
Max Factor tornou-se o senhor dos cosméticos de Hollywood, e era a ele que várias estrelas recorriam para um makeover total. Mas Max Factor não era o único senhor dos cosméticos de Hollywood nesta época. Destaca-se também a familia Westmore, que tinha um salão de beleza em Sunset Boulevard, e onde várias estrelas iam para se destacarem das outras estrelas, ou com uma nova forma de lábios, ou com uma maquilhagem única nos olhos. Por exemplo, Ern Westmore foi o responsável pela forma icónica dos lábios de Bette Davis, a chamada slash mouth. Ela era também conhecida pelos seus olhos grandes, recorrendo sempre a pestanas falsas.
Hollywood era uma fábrica de criar actrizes, mas muito mais do que isso: de criar imagens de beleza que eram altamente apetecíveis às massas.

"Not so long ago the woman who used powder, to say, nothing of rouge or lipstick, was literally was well as figuratively, beyond the pale. Today the situation has changed, but there has arisen instead the sin of not using make-up wisely and well" avisava a Vogue em 1930.

A questão já não era se usava ou não maquilhagem, mas sim O QUE USAR e escolher de uma vasta gama de produtos disponíveis nas lojas. Pestanas falsas, lip gloss, lápis para sobrancelhas (todos estes inventados por Max Factor) faziam parte da panóplia de coisas que as mulheres começavam a comprar. As revistas já tinam colunas próprias para dicas e tips sobre maquilhagem, e vários salões já ofereciam aulas de 'auto-maquilhagem', assim como makeovers especiais.
A industria dos cosméticos estava em força, e a publicidade dirigida às mulheres também. Até na industria das máquinas fotográficas, que se tornavam cada vez mais compactas, em detrimento das grandes câmaras de estúdios, fez com que as mulheres se preocupassem mais com o seu aspecto nas fotos no dia a dia, e não apenas quando se dirigiam propositadamente ao estúdio para tirar um retrato.


1 - Vogues of 1938, a primeira vez que o pan-cake foi utilizado em frente das câmaras e luzes!
2 - Max Factor, o responsável pelo termo 'make-up' e pioneiro nas melhores invenções cosméticas que hoje em dia nenhuma mulher consegue viver sem elas ;)
3 - Pó solto portátil com pincel/puff - beleza instantânea e portátil a qualquer momento!
4 - Batom Tangee, bastante famoso na altura.
5 - Mascara de pestanas Maybelline
6 - Nesto Lashes, pestanas falsas.

A maquilhagem nesta época era bastante acessível a todas as carteiras e estava acessível em quase todo o lado, já não era apenas nos salões de beleza. Segundo um estudo da altura, as mulheres americanas usavam por ano cerca de 375,000,000 caixas de pó facial, 240,000,000 blush em bolo, e 3000 milhas de batom! A industria dos cosméticos tornara-se uma industria multi-milionária, e a única coisa que abrandou o ritmo de crescimento foi a II Guerra Mundial.

Tomei a liberdade de recriar um look anos 30 :) Optei por algo mais glamoroso, algo que as actrizes usassem num filme! As sobrancelhas muito finas e arredondadas, boxexas vermelhinhas, com uns lábios marcados de várias formas mais ou menos estranhas. Nos olhos, côncavo super marcado para dar uma sensação de dimensão e profundidade, dourado e pestanas, muitas pestanas!
Nas fotos estou a usar o meu Spree Puff, uma luva com pó facial dos anos 30, e também a minha mascara da Heather, a Modern Mascara, que vinha numa espécie de massa compacta que era activada com o pincel humido! Não usei nenhum destes produtos, foi só para as fotos :)
Espero que gostem e se inspirem!






30's look


Produtos usados:

Face:
- Bourjois Healthy Mix foundation nº 52
-Kiko Skin Glow Light Effect day cream
- Corrector Make B Boticário
- Dita Von Teese for Art Deco Golden Vintage Candlelight Powder nº 1 
- ESSENCE Big Wave Survivor blush


Eyes:

- The All Natural Face brow powder
- ESSENCE gel eyeliner black
- Kiko Colour Shock in 03
- Essence Eyeshadow Duo in Ever Glam
- KIKO Unforgettable Mascara black
-Essence Volumizing Lash Powder


Lips:

- Collection 2000 lipstick in Red Red

xxx



7 comentários:

  1. Uau! Estás espectacular. Adoro o cabelo e o chapéu! Beyond glamourous <3

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta make up, ainda mais que a dos anos 20, e já tinha amado essa de paixão.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ficou 5 estrelas =)

    http://aperfeicaoeummito.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Amei sua maquiagem! <3




    http://blackberryboogie.com

    ResponderEliminar
  5. Amei sua maquiagem! <3




    http://blackberryboogie.com

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails