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sábado, 17 de agosto de 2013

História da Maquilhagem: IV Os loucos anos 20

Hi dolls!
Finalmente estamos a entrar na parte da história da maquilhagem que acho mais interessante: os anos 20! Os loucos anos 20! E desta vez com uma novidade... com direito a maquilhagem inspirada na época feita por mim, espero que gostem :D Se for do vosso agrado farei um look inspirado para cada década que ainda irei tratar nesta série de posts! Yay?

Se perderam o inicio desta nossa aventura pela história da maquilhagem e dos cosméticos podem ver: I O Mundo Antigo ; II Época Victoriana ; III Belle Époque


--- IV Os loucos anos 20 --- 

A I Guerra Mundial veio mudar tudo. Inclusive a maneira como a mulher se via em sociedade, e o seu próprio aspecto e gostos. 
Os homens foram para a guerra, e as mulheres ocuparam os seus lugares nas fabricas, e não só!

"It is quite impossible to keep pace with all the new incarnations of women in war-time - bus-conductress, ticket-collector, lift-girl, club waitress, post-woman, bank clerk, motor-driver, farm-labourer, guide, munition maker... whenever he sees one of these new citizens... Mr Punch is proud and delighted." Punch magazine em 1916

As mulheres começaram a usar as calças, ganhando assim a sua independência, e em 1920 ganharam o direito ao voto nos EUA, pela primeira vez na História, graças ao esforço e coragem mostrado durante a Grande Guerra.

"Men and women are becoming every year more indistinguishable" Vogue, 1922.

"A new generation of jazz dancing, cigarette smoking and cocktail drinking flappers bobbed their hair, shortened their skirts and threw away their whalebone corsets." Compacts and Cosmetics, 2009.

O look feminino dominante durante a década de 20 era um look andrógino ao estilo La Garçonne, um nome inspirado no romance de Victor Margueritte.
Adeus ao cabelo comprido, adeus à silhueta eduardiana, olá à silhueta geométrica, reta e magra. Este novo look era extremamente libertador. As saias curtas eram perfeitas para dançar o charleston, e um novo interesse pelo cuidado da aparência acompanhava a produção em massa de vários cosméticos nesta época, principalmente os cremes, mas não só.

"Keep young and beautiful, if you want to be loved." avisava uma música da época.


A publicidade aos cosméticos atacou em força na década de 20, e desenganem-se se acham que a publicidade aos cosméticos era idêntica à que se faz hoje em dia... Era muito mais directa, usavam palavras fortes e mesmo agressivas para venderem os seus produtos, relembrando os problemas que muitas pessoas tinham de viver todos os dias, como por exemplo, "Have you a double chin? Or that ugly bagginess at the neck?".

No meio de tantas novas marcas que surgiam, destacam-se os nomes de Elizabeth Arden e Helena Rubinstein, duas rivais do mundo dos cosméticos desta época. Ambas começaram o seu império com a abertura de salões de beleza, onde faziam tratamentos à pele das suas clientes, e não só. Muitos dos best sellers e must haves da altura continuam a ser um sucesso até hoje, como é exemplo o Eight Hour Cream da Elizabeth Arden.

Esta nova preocupação com o corpo e a beleza mudou completamente a percepção anterior. Se antigamente os homens eram os únicos que faziam a barba e usavam as conhecidas Gillettes (marca fundada em 1904), as mulheres não faziam a depilação. Para quê fazer a depilação se vestiam saias compridas e camisas de manga comprida? A moda mudou, as saias encurtaram, e os vestidos faziam-se agora sem mangas, e de repente as pernas e os sovacos estavam à mostra. Rapidamente as marcas, nomeadamente a Gillette apercebeu-se e aproveitou a situação para fazer dinheiro. Em 1916 lançou a Milady Décolleté, a primeira gilete feminina. Os creme depilatórios começaram a surgir no mercado, e com uma publicidade um tanto ao quanto agressiva, como de esperar: "Nothing is so repellent and disillusioning as hair growth on the arms of a woman." afirmava um anuncio da Veet em 1924.

Mas não era apenas com os pelos que as mulheres se tinham de preocupar. O charleston era agora uma dança popular, e extremamente frenética. Além disso as mulheres começavam a entrar em força nos vários desportos, que antes eram exclusivamente para homens. O suor tornou-se um problema, mas também rapidamente viu solução, com a criação, em 1919, do OdoRoNo, que na sua publicidade afirmava proteger a mulher de "from loss of friends, loss of respect and social defeat.".

Numa altura em que novos produtos e marcas surgiam, muitos deles tentavam destacar-se colocando nomes franceses nos seus produtos, ganhando automaticamente um je ne sais quoi. A verdade é que o gosto pela Europa, e principalmente França, estava na moda. Apesar de algumas más linguas afirmarem "Parisiennes began to look like a race of quadroons." Vogue britânica em 1923, depois de verem a nova moda da cara bronzeada para o Outono/Inverno desse ano, a moda pegou. Graças à roupa mais curta, aos desportos ao ar livre, e ao bronzeado acidental da Coco Chanel enquanto as suas férias no sul de França, a pele bronzeada tornou-se uma moda pela primeira vez.
Alguns artistas negros começavam também a quebrar no mundo do espectáculo. É o caso da icónica Josephine Baker, conhecida como a Pérola Negra. Deixou os EUA e foi para Paris para entrar no La Revue Negre em 1925. Vestindo apenas uma saia de bananas, colares coloridos, lábios e olhos negros, Josephine conquistou os parisienses, e mostrou que a sua cor de pele é bonita e merecia o mesmo respeito.

"No one thinks of leaving the house nowadays without powder and lipstick, purse, notebook and smoking paraphernalia to which the latest addition is the gold briquette for lighting the perpetual cigarette." Vogue, 1919

Apesar de tudo, havia ainda alguma relutância em relação ao uso de maquilhagem. O uso de cremes era muito mais aceite, inclusive Helena Rubinstein chegou a afirmar em 1924 que os seus cremes criavam uma beleza individual, o que dispensava o uso de cosméticos para se camuflar e tapar as imperfeições da pele das mulheres. Coco Chanel, a mulher responsável pela moda da pele bronzeada, e criadora do perfume Chanel Nº5 em 1921, era também um pouco relutante ao uso de cosméticos, especialmente do uso excessivo de maquilhagem culpando o seu uso à influência gay, que achava que estava a corromper  a simplicidade da moda de mulher que ela tanto lutou para conseguir. "Homosexuals... They are the ones who inspire hats no women can wear, the ones who acclaim unwearable dresses... They are the only men who love make-up and red nail polish." E esta, hein?

Apesar disto, estrelas do cinema começavam a surgir, principalmente nos EUA e em Hollywood. Pós compactos, batons, vernizes vermelhos, e toda uma série de novos cosméticos surgiam, e estavam a ser usados pelas estrelas. Não tardou em que o publico também os quisesse. Mas isso, isso já é nos anos 30.




1- Louise Brooks - look flapper, cabelo curto, roupa masculina.
2- The Tweaker - para depilação feminina. 
3- Compacto vintage da época.
4- Anuncio ao Cold Cream e Vanishing Cream da POND's advertindo que as peles no Verão não podem estar brilhantes/oleosas.
5- Anúncios de cosméticos da década de 20 (mais anúncios vintage aqui http://www.vintageadbrowser.com/beauty-and-hygiene-ads-1920s/8 )


Tomei a liberdade de recriar um look típico de uma senhorita dos anos 20! Optei por algo mais toned down, e algo que seja fácil de vocês recriarem, se algum dia quiserem :) Os anos 20 são conhecidos pela sua maquilhagem escura, mas isso deve-se às actrizes de cinema. No dia a dia as mulheres não andavam tão maquilhadas.
O ideal de beleza desta época são as sobrancelhas finas, e estendidas. Ligeiramente arqueadas ou arredondadas. A maquilhagem nos olhos era usada para dar um efeito de olho-descaído ou triste. Os lábios eram desenhados para recriar uma forma pouco natural, arredondada, quase lábios de boneca, com um cupids bow muito acentuado. As boxexas queriam-se redondas e rosadinhas ou avermelhadas. O interessante desta época é que as cores dos cosméticos eram bastante pigmentadas e vivas, mais concretamente dos blushes, que vinham em forma de creme, líquidos ou em papelinhos que transferiam a cor. Tenho um blush da década de 20 (o da foto!) e a cor é LINDA e completamente estranha às cores que usamos hoje. Um dupe próximo que consegui encontrar para ele é o blush que estou a usar nas fotos, o da colecção limitada da MAC, Venomous Villans, o blush na cor Bite of An Apple, um rosa coral, super intenso, quase neon. Espero que gostem do meu look inspirado nos anos 20 ;)




Flapper makeup look / 20's makeup look

Produtos usados:

Face:
- Bourjois Healthy Mix foundation nº 52
-Kiko Skin Glow Light Effect day cream
- Corrector Make B Boticário
- Dita Von Teese for Art Deco Golden Vintage Candlelight Powder nº 1 
- MAC blush in Bite of An Apple


Eyes:

- The All Natural Face brow powder
- ESSENCE gel eyeliner black
- Kiko Colour Shock in 03
- Essence Eyeshadow Duo in Ever Glam
- KIKO Unforgettable Mascara black
-Essence Volumizing Lash Powder


Lips:

- Kat Von D for Sephora lipstick in Rosary


Não percam o próximo post sobre a História da Maquilhagem! Prometo que os anos 30 são muito mais coloridos em termos de maquilhagem ;)

xxx

5 comentários:

  1. Perrrrrfect! Estás lindíssima, ficas mesmo bem neste registo mais flapper. Esta é mesmo a década que considero mais fascinante, digamos, em termos estéticos. As silhuetas femininas apresentavam uma sofisticação incomparável, com uma aura de mistério que só visto.

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  2. Lindo! Já agora posso perguntar onde compraste o batom Kat Von D? É que já li maravilhas sobre a base e o corrector da linha dela!

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    Respostas
    1. obrigado! :) comprei no ebay, infelizmente não se vende cá :s

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  3. Adorei o look :) Os anos 20 sempre me fascinaram ;)

    Beijinhos

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