Seguidores

sábado, 5 de janeiro de 2013

Manutenção e cuidados com o meu cabelo

Hi dolls! Fico contente que o post de ontem tenha sido útil, mais alguma questão é só perguntar! Hoje venho falar-vos do que uso no meu cabelo.
Primeiro tenho de esclarecer como é o meu cabelo:

 - bastante grosso;
- denso;
- forte;
- cabelo normal (não muito oleoso nem muito seco - tem dias, é verdade, mas já explico);
- cresce rápido;
- tem queda de cabelo sazonal;
- não tem as pontas muito danificadas;

Queixo-me muitas vezes do facto de ter muito cabelo, mas a verdade é que tenho muita sorte em ter o cabelo que tenho, porque nunca tive grande preocupação em comprar produtos milagrosos que resolvam este ou aquele problema. (1) A única preocupação maior é desembaraçar o cabelo rapidamente, pois como ele é muito denso e forte, tende a emaranhar e torna-se difícil de pentear depois do banho; (2) o facto de ser um cabelo pintado, que exige algum cuidado extra (mas não tão extra, porque não tenho muita paciência, nem tempo, nem dinheiro!); (3) e o facto de fazer pin-curls num cabelo assim. Isto porque nem sempre os caracóis aguentam (ou aguentavam) no meu cabelo por ser tão forte e pesado, mas descobri a resolução para isso.

(1)


Desembaraçar o cabelo deve ser um trauma de infância. Quando era miúda tinha o cabelo ondulado e compridão, e acreditam que até criava parecia ninhos de rato atrás na nuca? E quem é que conseguia pentear aquilo depois do banho? Era horrível, doía e ficava ali uma eternidade com a escova. Até que a minha mãe comprou o EQUAVE 2 phases da Revlon Professional (cerca de 15E, vendido em cabeleireiros) e isto já lá vão uns bons 10 aninhos. Este produto é maravilhoso e uso-o ainda hoje (vou alternando com o Repair Rescue Sealed Ends da Schwarzkopf) A aplicação faz-se por spray depois do banho com o cabelo húmido, 3 borrifadelas e posso pentear-me à vontade sem dor. O cabelo não fica excessivamente suave nem oleoso, e já vos explico porque é que para mim isso é bom.
Recentemente descobri o Repair Rescue Sealed Ends da Schwarzkopf (que veio numa amostra numa revista) e fiquei também fã. O propósito dele é combater as pontas espigadas, e realmente o faz, mas o meu propósito inicial para ele era desembaraçar o cabelo! Duas gotinhas espalhadas nas mãos e depois no cabelo, das pontas quase à raíz, é o suficiente para desembaraçar o cabelo. Apesar de me deixar o cabelo mais macio que o da Revlon, não é nada exagerado.

E daqui passo para o ponto (3) Pin-Curls.
Para que os caracóis dos pin-curls se aguentem à brava no meu cabelo, descobri que tenho de ter  um cabelo mais seco e mais leve, e como se consegue isso? Usando shampoos para cabelos oleosos e não usando amaciador NUNCA (apenas num caso especifico que já explico mais à frente). Imaginem um cabelo com os oleos dos shampoos para cabelos secos + dos amaciadores depois do banho. Torna-se um cabelo mais pesado e escorregadio devido a esses mesmos óleos. Não há caracol que resista nessa situação. 
Por isso, como já disse, uso um shampoo para cabelos oleosos, e aqui não tenho um preferido, todos os meses compro shampoos de marcas diferentes. Reparo que uns deixam-se o cabelo mais seco que outros, mas nada de outro mundo.  O cabelo quase-palha desaparece quando uso os produtos em cima mencionados depois do banho. Assim não fico com um cabelo excessivamente hidratado, o que é perfeito para o encaracolar. O meu cabelo diariamente não tem um aspecto seco nem mal tratado, por isso, isto comigo funciona! Para além de que desde que deixei de usar amaciador - já lá vão uns aninhos - o meu cabelo aguenta mais dias sem ser lavado - 3 ou 4. Assim poupo àgua, luz, cabelo e a cor pintada dura mais tempo.

(2)
Não uso produtos para cabelos pintados. Não sei, mas nunca acreditei neles. Sempre que usei tais produtos nunca vi grandes diferenças, por isso meti-os de parte há algum tempo.
O único cuidado que tenho sempre que pinto o cabelo é, na hora do banho e de tirar a tinta, usar uma mascara fortemente hidratante. Por acaso a tinta da RUSK que uso não deixa o cabelo seco depois de o pintar, o que é bom, mas a maioria das tintas deixa. De qualquer das formas uso a mascara hidratante quase como uma descarga de consciência, pois nunca num mês uso amaciador ou mascara, e para usar, acho o melhor momento o momento quando se acaba de pintar. Para hidratar, uso a mascara Nourishing Vegetarian Miracle Conditioner da Davines (cerca de 30E), que é maravilhosa! Claro que existem mascaras mais baratas no mercado e bastante eficientes.
No dia que pinto o cabelo também mudo o shampoo que uso. Já não uso o shampoo para cabelos oleosos, mas uso um shampoo calmante, que acalme o couro cabeludo da agressão química que é pinta-lo. Uso o shampoo Calming Shampoo da Davines (cerca de 15E) e é bastante calmante e relaxante. 

Não percebo de cabelos em geral, mas acho que percebo do meu. Atenção que isto é como eu trato o meu cabelo! Cada cabelo é diferente e deve ser tratado consoante as suas necessidades.
Para alguém com o mesmo tipo de cabelo e tipo de necessidades espero que realmente tenha ajudado!

xxx






3 comentários:

  1. Obrigada pela força e pelas dicas!
    Acho que o leite de soja não constitui um problema pois só bebo ao pequeno-almoço, quando como cereais. Os frutos secos é que já é mais dificil, mas como estou a cortar completamente no açucar refinado... Veremos!
    Obrigada pelo carinho!

    Beijinhos xx
    http://beautifulnessbyhelendeadly.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Parece que estás a falar do meu cabelo ahahah. Como compreendo a questão dos "ninhos de rato". Eu chamo-lhes rastas, é horrível desembaraçar isso! Além de ser farto e pesado como o teu, o meu cabelo tem uma forte ondulação, o que ainda provoca mais emaranhados, pelo que eu o uso esticado. Mas nada de secadores ou pranchas (só raramente). Claro que o volume e o frizz atacam-me (a cabeça e os nervos). Mas recentemente e finalmente consegui a uma rotina que funciona na perfeição: na lavagem uso o miracle 3 minutos da aussie e para pentear o cabelo seco o serum anti-frizz Herbal Biobature, adoro!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. os cabelos podem ser uma carga de trabalho, mas quando aprendemos a lidar com ele, não há coisa melhor ;) x

      Eliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails