Seguidores

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Em entrevista: Nádia Domingos La Mermaid - Crystals to Dust

São jovens e com bastante imaginação para dar... e vender. Vou começar uma nova série de entrevistas com jovens criadores portugueses aqui no blog, espero que gostem e que seja uma maneira de vos dar a conhecer coisas bonitas feitas por cá! :)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembram-se da última shoot onde estive a maquilhar? Venham conhecer quem está por trás de tudo isso!
Chama-se Nádia Domingos, tem 22 anos e muito talento. Dona de uma figura e look invejável, transporta para a sua arte - a ilustração e o design de moda - todo o glamour das épocas de ouro. E nós agradecemos.




Pretty In Pink Collection by La Mermaid - more pictures here

Como surgiu a moda/design na tua vida?

Desde muito cedo que sempre gostei de tudo relacionado com a arte e a estética. Gostava imenso de imaginar um contexto, um tema, uma época e desenhar roupa, criar a maquilhagem e os penteados também. Tudo de uma maneira muito pitoresca e um pouco teatral.
A costura penso ter sido uma “herança adquirida” de família. A minha bisavó era uma excelente costureira, sempre foi uma grande referência, e a minha mãe foi-me ensinando umas coisinhas. Entretanto tive umas aulas de costura na minha adolescência, e na faculdade aprofundei os meus conhecimentos na mesma. Ao combinar a costura e as ideias que tinha, fui conseguindo concretizar algumas das ideias que nasciam na minha mente.
Nádia no backstage da shoot da colecção Pretty in Pink by La Mermaid

És dona de um look invejável e muito direccionado para as décadas dos tempos das divas de Hollywood, como surgiu esse gosto especial, que se acaba por evidenciar no teu estilo diário e nas peças que crias?
Em primeiro lugar, gostaria de te agradecer pelo elogio. A estética e a cultura de décadas antigas sempre me seduziram imenso desde pequenina. As minhas décadas de eleição são dos anos 20 aos 50 e depois os anos 80. As mulheres eram Mulheres, lindas, com imensa postura e uma elegância que ficou eterna em toda a história.
Ora, eu tive, como quase todos nós, uma fase um pouco mais “rebelde”  como os pais e os avós lhes chamam, que foi quando descobri The Cure. Usava imenso as t-shirts largas com imagens das bandas, casaco de cabedal, Dr. Martens, ou os ténis subidos da Reebok, calças de ganga de cintura subida, ou saia com meias de rede, e claro, o batom vermelho. Porém com o amadurecer, penso que naturalmente o meu gosto se foi direccionando para uma estética mais feminina, elegante e delicada como foram, portanto, as décadas de 20 a 50. E isso reflecte-se , claro, nas minhas criações.


A La Mermaid e a Crystals to Dust são duas marcas cheias de glamour com peças únicas e feitas com muito amor, como tem sido a recepção por parte do público? 
Não te querendo corrigir, gostaria de explicar, para também ser mais claro para o público, La Mermaid não é uma marca, não por enquanto. La Mermaid é como que o meu “nome artístico”, o meu Eu criativo. É o nome que adoptei para me mostrar ao mundo. Prefiro ser reconhecida como uma personagem, a La Mermaid, que a Nádia. A Nádia é o meu Eu vulgar do quotidiano, e esse Eu não interessa. Como La Mermaid ainda tenho poucas coisas, um portfolio pequenino.
Lancei agora uma colecção inspirada no corte do vestuário dos anos 30 com tecidos esvoaçantes  fluidos; os plissados, chiffons, acetinados,etc... Essa colecção é apenas para ser “admirada” como uma obra de arte, por exemplo, se assim se puder chamar, não é para fins comerciais.  Até agora a recepção tem sido boa, estou à espera de conseguir publicá-la em mais sítios  tentar em revistas, para chegar a um público maior e espalhar, quem sabe, a imagem pelo mundo. Estou no começo de uma segunda colecção, que para já é segredo!
A Crystals to Dust é um projecto meu, uma loja Online, com acessórios inspirados no Vintage, por assim dizer. Crio ao meu jeito, emulando um pouco as peças do antigamente. Ainda é um pouco fresquinha, mas está a correr bem!

A nova colecção Pretty in Pink da La Mermaid está cheia de peças fluidos  transparências e acessórios bastante girly. Para quem se destina esta colecção e onde foste buscar inspiração?
Como respondi, na pergunta anterior, a colecção Pretty in Pink foi inspirada muito na estética dos anos 30, no corte elegante e fluido das peças da altura. Tive como referência mulheres fantásticas como Jean Harlow, Marlene Dietrich, Carole Lombard, Bette Davis, entre outras.
A meu ver,a colecção destina-se a todas as mulheres que gostam de preservar ainda a elegância e feminilidade desses tempos, e não só. Acho que toda a mulher deve ser vaidosa, deve saber e gostar de se cuidar. Não discrimino quem não goste, mas acho que é essa a nossa natureza, e por isso devemos preservá-la. É isso que quero sempre despertar e enaltecer nas minhas colecções.

Lembras-te da tua primeira peça de sempre a ser vendida?
Para te ser sincera, não. Só até à pouco tempo é que comecei a vender Online. Antes disso só fazia peças para mim, ou para trabalhos da faculdade. Lembro-me sim, desde cedo, começar a vender as minhas ilustrações, uma segunda e muito grande paixão que tenho.






Onde estão disponíveis as tuas peças para venda? (site, feiras, loja, etc)
Os acessórios da Crystals to Dust estão à venda online no facebook  http://www.facebook.com/pages/Crystals-to-Dust/372402136152741?ref=ts&fref=ts e brevemente no Esty. Estou a planear, este ano que vem, lançar um site em grande, dinâmico e encantador!
O trabalho como La Mermaid pode ser visto no facebook http://www.facebook.com/pages/La-Mermaid/343320049033098?fref=ts .
Ultimamente tenho participado nas várias edições da Feira das Almas. Tem sido uma experiência fantástica, e tenho notado muito a aderência e admiração das pessoas. Estou muito satisfeita.

5 palavras para descrever as tuas marcas
É sempre complicado transformar algo em palavras, mas aqui vai: Elegante, feminina,  particular, pitoresca e clássica.





2 comentários:

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails