Seguidores

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Makeup Basics - Pele, base, blush

Olá meninas! Bem, hoje venho responder a alguns requests que me pediram para fazer um guia básico de maquilhagem, optimo para quem está a começar e não sabe como! Hoje começamos pelo inicio: a PELE
O mais importante para o inicio de uma boa maquilhagem é a limpeza da pele da nossa cara. Para isso existem uma série de produtos no mercado, uns realizarão melhor a sua função, outro nem tanto. Aconselho sempre a antes de comprarem algum produto, procurem reviews na internet, em blogs, no youtube, o que não falta é informação! Outro ponto importante é conhecerem que tipo de pele têm:
Pele normal: Nem oleosa nem seca, tem uma textura translúcida, possui os poros mais fechados, o grão liso e mate a uma textura flexível.
Pele seca: Como o proprio nome indica, é uma pele seca, sem vida, e com uma ligeira descamação.
Pele oleosa: Esta possui um brilho excessivo, e normalmente os poros muito evidentes, acne e pontos negros, tendo tendência para ficar espessa,
Pele sensível: A pele sensível fica facilmente irritada. Propicia a vermelhidões e irritações.
Pele mista ou combinação: Algumas áreas gordurosas, e outras secas. A zona T (testa, nariz, queixo) é geralmente gorduroso, as boxexas e em torno dos olhos são secos.


Agora que já sabem o vosso tipo de pele, aconselhem-se com um especialista que tipo de produtos são melhores para vocês. Durante muitos anos experimentei vários produtos, nem todos resultaram, mas finalmente encontrei uns que funcionam com o meu tipo de pele (pele mista/pele seca no Inverno) Ver imagem. O básico de limpeza e hidratação: (por ordem de que deve ser usado)





1º - o exfoliante é muito importante, é suposto limpar a pele, desaparecendo assim os pontos negros e alisar a pele. Não deve ser usado todos os dias, no máximo 1x por semana. Eu uso: Clarins One Step Gentle Exfoliating Cleanser (cerca de 30E)


2º - Quando não usado o exfoliante, este deve ser o 1º produto a ser usado. O gel de limpeza tem como função a limpeza da pele, mas não é tão agressivo como um exfoliante. Eu uso: Clarins doux nettoyant moussant peles normais ou mistas (cerca de 25E)


3º - É muito importante usar um tonico sem alcool, depois da limpeza. Vai ajudar a dar firmeza à pele e vai refresca-la! Eu uso: Clarins lotion tonique iris peles mistas ou oleosas (cerca de 18E)


4º - Antes de passarmos ao creme hidratante, é IMPORTANTISSIMO, usarmos um protector solar! Não precisamos de enxer a cara de creme, muitos deles são peganhentos e oleosos, basta meter um pouquinho de creme e espalhar por toda a cara! Eu uso: Uriage spf 50+ (cerca de 25E)


5º - E por fim, dos produtos básicos para limpeza e hidratação, temos o hidratante! Manter uma pele hidratada é super importante para o processo de maquilhagem! Eu uso: Clarins Hydraquench Cooling peles normais para climas quentes (cerca de 35E)


O próximo passo, após realizar os passos anteriores, é a base. Há vários tipos de bases, várias formulas, e também elas foram feitas para cada tipo de pele. Há muita gente que não gosta de usar, ou nem precisa! Bem, parabens a essas pessoas! Eu não uso muito base, apenas no Inverno, mas em geral o concealer (falar mais à frente) e um pó compacto chega-me!

1 - Tinted moisturizer ou hidratante com côr: Este tipo de cobertura é bastante leve e não cobre todas as imperfeições da pele, mas deixa o nosso tom de pele uniformizado. (Elf tinted moisturizer cerca de 1,70E)

2 - Base liquida: Dá uma cobertura média ou total, mas é importante escolher o mesmo tom da nossa pele, para não parecermos palhaças! Se por engano comprarmos uma base um pouco mais clara que o nosso tom de pele, podemos sempre corrigir esse erro usando bronzer! Depois de colocar a base, para selar o produto é importante usar por cima uma base em pó compacto ou solto. (na imagem: NYX liquid makeup foundation cerca de 12E)

3 - Base em pó compacto: Umas cobrem mais que outras, mas é o tipo de base optima para o Verão! (na imagem: MAC Studio Fix Powder Plus Foundation NC20 cerca de 35E)

O próximo passo, após colocar a base, é tentar vermo-nos livres das vermelhidões, olheiras e outras imperfeições mais persistentes, para isso existem os concealers ou correctores. Há em liquido, pó solto ou compacto, stick e a lista continua!



Não é preciso meter muito do produto, são formulas muito concentradas, e em geral, espalham-se muito bem. Como já disse, há uma grande variedade, tenho tado a escolher as marcas mais em conta e com grande qualidade, aqui vai:
1- Concealer em stick da Clarins (cerca de 25E)
2- Concealer liquido da ELF (cerca de 1,70E)
3- Concealer liquido em caneta da Essence (cerca de 2,50E)
4- Concealer cremoso compacto da NYX (cerca de 5E)
Após colocar o concealer, deve-se selar os produtos (base+concealer) com pó compacto.

Agora que já temos uma cara radiante, uniformizada e bonita, vamos para o blush! Assim como o concealer, o blush aparece em várias formas: creme, gel, pó, compacto, com ou sem brilho, enfim, uma variedade por onde escolher! Existem em várias cores, é importante saber que cor vai melhor com o nosso tom de pele, cor de cabelo, cor de olhos, etc!


1- Blush em creme da NARS (cerca de 28E)
2- Blush compacto da NYX (cerca de 6E)
3- Blush compacto da Illamasqua (cerca de 26E)
4- Blush mineral em pó solto da ELF (cerca de 4E)
5- Blush mineral da Essence (cerca de 3,50E)

E por fim, para completar este tutorial de makeup basics, os pinceis! São imprescindiveis para conseguirmos uma maquilhagem de precisão. Muitas pessoas preferem usar os dedos (sempre limpos!) para espalhar o produto, e também funciona. Tudo depende de como te sentes mais à vontade!


1- Pincel para cara. Com este pincel podemos colocar a base em pó e blush. (ELF total face brush cerca de 1,70E)
2- Pincel para base liquida. Eu uso este pincel e é bastante bom para espalhar a base. Uso também os meus dedos, tal como este pincel, chegam a todas as zonas da cara e todos os contornos. (ELF angled foundation brush cerca de 4E)
3- Pincel para pó compacto ou solto, ou blush. Chega a todos os cantos da cara e contornos, é optimo! (ELF powder brush cerca de 4E)
4- Pincel para aplicar o blush. (MAC 129 cerca de 38E)
5- Pincel para concealer liquido. Pequeno e preciso, para chegar aos sitios mais dificeis da nossa cara. (MAC 195 cerca de 25E)
6- Kabuki brush, pincel gordo e farfalhudo para a cara. São optimos para aplicaçao de base em pó e até mesmo liquida, ou até mesmo para tirar excessos. (ELF kabuki brush cerca de 6E)

Uffa! O básico em maquilhagem parece muito, mas com o habito é algo que se faz quase sem pensar! Sintam-se livres para adicionar mais informação a este topico! ;) Proximo post será sobre olhos e labios. *

6 comentários:

  1. oh minha nossa!! OBRIGADA!!!
    Que grande post, e super bem feito.
    Eu não pesco nada de make up mas com certeza vou ficar pro a ler estas coisas.
    Assim que tiver um bocadinho mais de euros, vou fazer uma lista e encomendar algumas coisas :D
    Mas só para a limpeza da pele é um dinheirão!! Que horror!

    Mais uma vez, obrigada***

    ResponderEliminar
  2. ainda bem que vai ser util ;) na limpeza da pele é onde me permito gastar um pouco mais de $, no entanto, ha marcas mais acessiveis que têm produtos de limpeza, como a ESSENCE! no entanto nc li nenhuma review sobre os produtos de limpeza deles, é questao de procurares! :)

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho estes dois: http://4.bp.blogspot.com/_m--zYQ8Nme0/SsYTIppBdsI/AAAAAAAABtQ/ItmaD_Klp5E/s400/esfoliante+nivea.jpg (é o que equivale ao teu nº 1? Só o posso usar uma vez por semana? Eu ia para o banho com ele, e punha no banho).

    Depois tenho este: http://www.laffayette.com.br/produto/hidratante-facial-pele-oleosa-nivea-visage-young-gel-creme-controle-de-brilho-75gr.html (equivale ao teu 5º? Este posso por todos os dias com a cara lavada, ne?)

    ResponderEliminar
  4. Sim, o 5º é hidratante, o teu tb é, indicado para o teu tipo de pele! usa-o depois de limpar a cara, com exfoliante e um cleanser/gel de limpeza (esqueci-me de mencionar, o nº 2 é um gel de limpeza!). quanto a esse exfoliante, nao conheço, mas talvez diga algo nas informaçoes sobre a frequencia de uso. ha exfoliante que sao de uso diario, sao menos agressivos, nao sei se é o caso desse! de qauqler das maneiras, so te falta mesmo um gel e limpeza adequado à tua pele, um tonico, e (nao coloquei porque ja é algo nao tão basico) um minimizador de poros, vai fazer com que os poros fiquem mais pequenos logo nao vamos ficar com a pele tao oleosa! eu uso um muito bom da biotherm .__. espero ter ajudado! nao sou nenhuma especialista cm é obvio, mas isto sao os produtos basicos, q qq pessoa devia usar :)

    ResponderEliminar
  5. Simplesmente A-D-O-R-E-I tenho a certeza que vai ser muito muito util a muitas muitas pessoas como foi a mim hehe
    Bjhs =*

    ResponderEliminar
  6. ainda bem Melissa! fico bastante contente por estar a ajudar :D bjs*

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails