Seguidores

domingo, 14 de junho de 2015

MY VINTAGE FASHION FLASHBACK

Hi dolls!
Este post já andava no forno há umas semanas, mas entretanto comecei a trabalhar e só agora consegui equilibrar as horas e fazer tudo aquilo que tenho para fazer.

O blog está de parabéns pois fez, nada mais nada menos, que 5 aninhos! Já está um bebe grande, é o que é! :)
Normalmente para assinalar este dia faço um sorteio ou um post geral do ano que passou, com os melhores momento entre bloggers, eventos e outros dias especiais pessoais... este ano como o blog andou paradito tenho poucos momentos desses, pelo que decidi fazer algo diferente! Porque faz também 5 anos que me comecei a dedicar ao vintage e a todo esse mundo maravilhoso do antigamente, decidi fazer um flashback da evolução do meu estilo nestes últimos 5 anos! 

Posso dizer que o meu interesse pelo passado esteve presente desde sempre. Desde sempre que me lembro que queria ser arqueóloga e isso vem da minha paixão pelo passado e, por desde muito nova ter percebido que com o conhecimento do passado, conseguimos uma melhor visão do presente e do futuro. 

Mas o interesse pela moda vintage começou mais a sério, efectivamente, há 5 anos, mais ou menos pela mesma altura que criei o blog em 2010.

A década de eleição, no inicio, foram os anos 50. Isto porque vestia-me de lolita uns dias por mês, cuja inspiração vem, claramente, do rococo e dos anos 50. Nos dias normais era uma metaleira cuja roupa não passava de botas de biqueira de aço, calças pretas e t-shirts de bandas. Como é que se passa disto para o vintage? Não sei, mas costumo dizer que tem muito a ver com o atingir um grau de maturação pessoal (o que não é bem verdade, porque existem miúdas de 14 anos que têm um estilo vintage/retro impecável!) mas é como gosto de ver a coisa. Tanto é que, 5 anos depois, continuo aqui e da mesma forma.

2010



É engraçado que nunca fui muito fascinada pela moda pin-up actual, sempre preferi um estilo mais fiel possível ao passado mas sempre roupas práticas - opção que continua até hoje. Também nunca fui fascinada pelo dito rockabilly, nunca fui muito fã de coisas com cerejinhas e bolinhas e coisinhas. No inicio misturava peças do meu guarda-roupa com alguns apontamentos mais retro/vintage. Na altura tinha o cabelo super comprido, pelo que fazer caracóis não estava propriamente na agenda - dá trabalho e exige algum método, que no inicio é difícil alguém ter.


Este deve ter sido dos primeiros outfits mais retro-ish que usei em 2010! O vestido é da HM e continua no meu armário até hoje :) (assim como o bolero e os saddle shoes!)


Só para terem uma ideia do tamanho do meu cabelo na altura!


Depois lá achei que seria boa ideia cortar um bocadinho e começar a fazer pincurls mais regularmente. O casaco sailor é da ZARA e sim, continua no meu armário e adoro-o! A mala era da minha avó.

2011

2011 foi mais um ano de experimentação com as poucas peças que tinha. Construir um armário vintage dá imenso trabalho (e exige dinheiro, coisa que uma estudante não tem).
Comecei a ir a feiras, lojas em segunda mão, fiz as minhas primeiras aquisições de reproduções online (minha querida Freddies Of Pinewood, entre outras). Continuava a combinar peças de lojas mainstream com peças da feira da ladra que me custaram 2euros (e é algo que continuo a praticar).
E não sei porquê, mas em 2011 andava com a pancada de usar óculos. Go figure!







2012

2012 foi um ano interessante (em que sobreviveram várias fotos para contar a história). O meu interesse pelo vintage começou a afectar outras décadas, nomeadamente os anos 20 e 30, muito por culpa do meu cabelo mais curtinho! Foram raras as vezes que me vesti a preceito dentro destas décadas, são décadas mais difíceis de encontrar nas lojas, além disso não caem tão bem numa rapariga gorda como eu.


Os lábios vermelhos foram trocados pelos tons bordeaux escuro!


Acreditam que comprei este vestido na feira da ladra por 5euros?!


Com um dos meus vestidos favoritos de sempre!


Me as Miss Margarett! 


Lembram-se do vestido?


De vez em quando dava-me a pancada de cortar a franja (mesmo que tenha plena consciência que me fica horroroso mas who cares?).


O outfit do natal de 2012 (acreditam que a camisola é de quando eu tinha 14 anos? LOL)

2013

2013 foi uma espécie de continuação de 2012. A minha obsessão pelos 20s só cresceu e fez com que cortasse o cabelo num bob lá para meio do ano.

Obviamente que já não tenho estas calças verdes no meu armário. Too much green!


Tenho um vicio com o azul e o vermelho, claramente.



A meio do ano decidi cortar o cabelo num bob! A minha obsessão crescente pelos 20s pedia um corte radical - apesar de raramente condizer com a roupa que continuava a vestir (que era aquela que tinha no armário). 


Rapidamente me mentalizei que o cabelo curto dá mais trabalho e deixei-o crescer. Não digo que nunca mais voltarei ao bob curto mas...


Foi em 2013 que criei a minha Madame Turbante (no inicio com grandes influências 20s, art deco etc) e nesta altura usei alguns turbantes meus. Sempre adorei lenços, fitas e fitinhas. Ao desenterrar estas fotos vejo que nem sempre os incorporo nas minhas roupas.


Gatsby-ish outfit!





Com o frio só me apetece andar encasacada e com batom escuro.





So boring :p


Já em espírito natalício :)

2014

2014 foi um ano esquisito, de muito trabalho e de muitas mudanças, no entanto vejo uma grande diferença na forma de me vestir, pelo menos com o uso de mais cor.




70s-ish






Azul. Again.




Apesar de adorar chapéus e ter uma colecção engraçada é raro usa-los na rua.


Eu sei eu sei, demasiado manta de sofá mas eu adoro este vestido!!






Depois de rever estas fotos (muitas delas já nem me lembrava que tinha) tiro a conclusão que tenho a forma de vestir mais boring do planeta ahaha Demasiado simples, demasiado confortável, prático... mas eu sou assim e como me visto reflecte isso mesmo :) Abuso um bocado do castanho, preto e do azul. Não uso acessórios por aí além e o penteado é quase sempre o mesmo. E tenho, definitivamente, de comprar mais casacos. É claro que não tiro fotos todos os dias, por isso há muitos outfits que passaram ao lado da lente da câmara. 
5 anos depois as minhas preferências também mudaram: prefiro comprar reproduções do que propriamente peças de roupa ou sapatos vintage nas feiras ou online. Isto porque as roupas vintage requerem muito cuidado na lavagem e muitas podem estragar-se facilmente, pelo que não gosto de correr esse risco. 

 É fantástico como hoje me pode apetecer mais os 20s e amanhã os 50s e é isso que adoro, pois cada dia que acordamos sentimo-nos de forma diferente e o meu armário também reflecte isso. Foi uma delicia fazer este post e vasculhar todas as fotos do meu pc, reviver alguns momentos especiais que ficaram registados :) especialmente agora, que apenas me posso 'mascarar' aos fins de semana. Vida crescida, hello.

Venham mais 5 anos de blog e de amor pelo vintage 👗
Obrigado por continuarem desse lado 💛

xxx

19 comentários:

  1. Só para dizer que adoro ver-te de franja e acho que tens tudo no sítio. Pronto.

    ResponderEliminar
  2. tenho a certeza que já o tinha dito por aí, mas adoro mesmo o facto de te vestires assim! é de pessoas como tu que precisamos, que se vestem verdadeiramente como gostam e não seguem o "rebanho" vestindo o que está na moda.
    eu adorei este flashback, é muito interessante ver como a tua forma de vestir mudou, e acho que a actual é a que te favorece mais! :)

    beijinhos *
    blog ModaConsciente

    ResponderEliminar
  3. I love your style, girl!!!

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais, parabéns pelos 5 anos do blogue!
    Eu já cá ando desde que ele se chamava The Perfect Drug e por cá continuei, a vê-lo crescer.
    Quero dizer-te que és uma inspiração para mim. Não porque eu tenha um estilo de vestuário do género do teu, porque não tenho. Mas por te vestires como gostas, por dizeres o que pensas e o que sentes e principalmente por fazeres o que gostas e por seres quem realmente és.
    Parecem uma série de frases feitas, mas não deixam de ser verdade. A aceitação é mais fácil de obter do que a compreensão. Espero que o Madame Turbante continue por muitos anos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Boring??? Nadaaaaaa, acho-te em termos de estilo das pessoas mais interessantes e genuínas da blogosfera a nivel mundial mesmo. Nunca me pareces andar "mascarada" como muitas bloggers com ou sem estilo mais vintage que vejo por aí, é tipo you totally own it, fica tudo muito genuíno, muito honesto em ti, muito TU mesma, e não uma tentativa de fazer fotos para o boneco, não sei se me faço entender. Não te acho nada gorda, caramba, e amo ver-te de franja. Amei acima de tudo aquele look muito Gatsby - já que sou uma grande aficcionada dos anos 20 - e acho que te fica a matar, adoraria ver-te mais num estilo entre os anos 30 e 40, acho que são aqueles que te assentam que nem uma luva eheheheh. Keep going, girl, do your thing.
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Sabes que és linda em qualquer uma das fases? É engraçado ver como tanta coisa muda ao longo do tempo mas a essência continua lá.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. epá, é basicamente o q a miranda disse ahah boring'?? what the hell? és mesmo das bloggers mais interessantes e bonitas <3
    eu cnfessso q adorava quando eras mais skingirl tb mas este estilo é lindooo.e ficas mesmo bem de franja e bob!

    eu gostava era de ver tb um post sobre as tuas tattoos todas <3333

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado! olhando para trás, vejo que foi das piores fases que tive lol não sei se foi pelo cabelo rapado ou pela quantidade de sobrancelhas para dar e vender :p
      um post sobre as tatús... hum.. vou pensar :P *

      Eliminar
  8. De aborrecida não tens nada minha querida. Adorei ver a tua evolução, que foi realmente muito significativa. És linda, tens um estilo muito original e a franja fica-te bem. Mas não cortes mais o cabelo à Beatriz Costa ;) Um beijinho e muitos Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah sim, não estou a pensar cortar! mas gostava tantooo :) obrigado *

      Eliminar
  9. realmente, és muito versátil, qualquer década te assenta como uma luva esteticamente. e as tuas sobrancelhas devem ser das mais perfeitas da blogogaláxia ahah! a franja sempre te ficou bem... e adoro os saddle shoes^^ parabéns ao blog!

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails