Seguidores

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Tatuagens - Perguntas e respostas

Recebo muitos e-mail com duvidas sobre tatuagens, e acho que já estava na hora de fazer um post deste género! Num mundo onde a informação está cada vez mais acessível é estranho que às vezes a informação que saia cá para fora não seja a mais correcta. Se tiverem mais alguma dúvida não hesitem. Sou uma pessoa muito aberta em relação a este assunto, e gosto sempre de ajudar quem está com dúvidas ou apenas quer saber um estúdio onde ir tatuar :)


1 - Dói? 

Dói claro, mas aguenta-se.

2 - Que sítios doem mais?

Não estou tatuada dos pés à cabeça, mas posso dizer-vos que os sítios que me doeram mais até hoje foi no cotovelo, no gémeo e nos pés. Não é uma dor insuportável e impossível de continuar, mas dói e custa.

3 - O que se sente?

É difícil explicar, mas talvez se pareça mais como uma agulha quente a passar na pele. As tatuagens, pelo menos para mim, são mais uma questão de descarga massiva de energia do que propriamente dor impossível de se aguentar. Depois de tatuar fico bastante cansada psicologicamente, mas também fisicamente.

4 - Com que idade se pode começar a tatuar?

Acho que por lei, apenas aos 18. Antes disso apenas com autorização dos pais. A minha primeira tatuagem foi depois de fazer 18 anos,  e eu acho que é a idade certa para começar. Não quero dizer que com 18 anos já temos maturidade suficiente, às vezes não, mas 18 é sem dúvida aquela barreira entre a criancice e a vida quase-adulta. Se eu me tivesse tatuado com menos de 18, hoje em dia provavelmente teria tatuagens que me iria arrepender bastante. É claro que o meu gosto mudou ao longo dos anos, e hoje em dia tenho algumas coisas com as quais já não me identifico da mesma forma, mas penso que fizeram parte de uma fase da minha vida, e assim consigo viver bem com elas no meu corpo.

5 - Quero fazer uma mas nem sei por onde começar!

A melhor forma de começar é saber BEM o que querem fazer, e estarem certos de que é  isso mesmo que querem. Depois é arranjar imagens de referência para mostrar ao tatuador o estilo que querem, e até as cores que preferem. Depois é começar a procurar estúdios de tatuagem na vossa zona, e ver bem os portfolios. O que é um portfolio? Um portfolio é onde o tatuador expõe os seus melhores trabalhos, e por aí conseguimos ver qual o estilo favorito, e até se é um bom tatuador ou mau tatuador.

6 - O que é preciso para ser uma boa tatuagem?

Esta pergunta pode parecer estúpida, mas não é. Falo imensas vezes com pessoas que me mostram fotografias de tatuagens que acham muito bem feitas, mas na verdade estão uma merda. Como ver? É simples:

- Uma boa tatuagem tem de ter os traços sem falhas, e limpos. Linhas tremidas é sinal de pouca experiência ou então mesmo falta de dom para tatuar.




- Ter tridimensionalidade e textura: se não o tiver, vai parecer um desenho de criança, vai parecer um autocolante.


- Bonito sombreado, limpo, e com transição.





7 - É preciso ter significado?

Cada um faz o que quer claro! Na Pré-História as tatuagens era usadas como rituais de passagem nas várias fases da vida do ser humano, e serviam também para demonstrar de que tribo eram pertencentes. Hoje em dia esse factor do significado perdeu-se, e a tatuagem é algo meramente estético. Eu gosto de fazer as minhas com significado.


8- Quanto custa?

Depende muito de tudo um pouco. Do sítio onde vás, do tamanho que queres, das cores que queres usar. Pelo menos é mais ou menos certo que na maioria dos estúdios portugueses existe um preço minimo, cerca de 60E/70E para tatuagens mesmo muito pequenas. Trabalhos maiores podem chegar facilmente a umas centenas de euros. Alguns estúdios dão um orçamento final, outros trabalham por um preço à hora. Confesso que prefiro o orçamento final. Lembrem-se sempre: you get what you pay for.

9 - Cuidados depois de feita.

Cada tatuador pode ter um método diferente, mas em geral dirão para lavar a area da tatuagem 2x por dia com uma solução de ph neutro, e depois meter a pomada Bepanthene por umas duas semanas. É importante não apanhar sol num período de um/dois meses.

10 - Estúdios

Existem vários estudios que conheço o trabalho (ou já lá tatuei) e adorei. Existem de todos os preços e estilos, é analisar bem o portfolio e ir sem medos :)


Led Coult em Viseu








Alguma dúvida não hesitem! Não escolham o mais barato e não saiam de lá com uma merda no braço ou na perna. Tatuagem é ARTE!

xxx

17 comentários:

  1. Bom post :)

    ajuda a esclarecer muitas dúvidas para quem não sabe nada desse meio.

    bj

    ResponderEliminar
  2. Um truque para os principiantes: chupa-chupas! Foi o que me salvou na 1a, quebras de tensao e quase cai para o lado.
    Junta a Bang Bang de Sintra, o Hugo e' muito bom, e os precos sao competitivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu costumo pedir sempre um chocolate por causa dos niveis de açucar, e ajuda eheh x

      Eliminar
  3. É engraçado que embora Viseu seja uma cidade pequena, a Piranha seja considerada por muitos uma das melhores lojas de tattoos do país. :) Mas é muito cara! O Led faz preços mais acessíveis pelo que eu soube, e podem confiar na mesma, até porque ele era da Piranha. :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu já tatuei na Piranha com o Led, e foi puxado, mas o trabalho vale a pena :) x

      Eliminar
  4. Continuo borradinha de medo!!! E a querer a mesma tattoo desde os 15 anos...
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Bom post. Nunca fiz uma tatuagem mas gostava de fazer um dia. Como é uma coisa para toda a vida, é difícil escolher o desenho certo e que valha a pena. E ya, conheço muita gente que foi pelo mais barato, com tatuadores muito maus, sem quaisquer certificados e o resultado? Tatuagens horríveis. Uma vergonha mesmo :\

    ***

    The Marvelous World of Narcissa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O desenho deve ser bem pensado para que gostes dele para o resto da vida, faz algo com significado..

      Transmite as tuas ideias ao teu tatuador, e deixa que ele desenhe foi assim que fiz, expressei a minha ideia e o Neco(nome do meu tatuador) fez um desenho lindo
      tem flores de cerejeira e uns pássaros não esta acabada falta a cor mas tou a ama la assim a pretos .

      Eliminar
  6. Fiz a minha tatuagem e não doeu nada estava mesmo nervosa a pensar que não ia aguentar mas foi na boa..
    O tatuador é espectacular, tive sempre a rir.
    Lógico que há locais que doí mais que outros.. Mas nós mulheres suportamos melhor que os homens.

    Para quem é do porto sugiro sem sombra de duvida a FunTattoo.
    Tem uma foto da Tattoo no meu blog

    Este é o link do Facebook da FunTattoo
    https://www.facebook.com/funtattoo.estudio?fref=ts

    ResponderEliminar
  7. Olá Madame,
    Dei com este post à procura de coisas no google... mt bom blog e post!
    Estava à procura de info sobre melhores e piores estudios da zona e isto ajuda muito. Adoro a minha unica tattoo (para ja :P) mas num estudio na minha zona (nao mencionas, é Blood Oat tattoos) mas ja estive a verificar a minha e outras e està tudo como deve ser! ufa:D é que devia ter reparado nestes pormenores e nao reparei, vi so os trabalhos que gostei mesmo muito. Gostei de tudo e volto la para as proximas, so me lembrei de procurar por ter dado com os olhos num artigo chato sobre piores tatuagens de portugal!

    Obrigada e boa continuaçao :D
    Silvia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ai escreve-se blood oatH tattoos
      :)
      Silvia

      Eliminar
    2. Bem e eles vao muitas vezes ao estrangeiro, é bom sinal nao??

      obg Madame! xD

      Eliminar
  8. Olá,

    Gostaria de fazer um curso de tatuador mas não sei quais os estúdios em Portugal que o façam se alguém me puder indicar algum estúdio que dê cursos de tatuador e por curiosidade quanto pode ganhar de salário um tatuador?

    obg

    ResponderEliminar
  9. Boa noite está alguém online? Precisava de uma informação

    ResponderEliminar
  10. Conhece algum estúdio bom em Coimbra? Obrigada 😊

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails