Seguidores

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O que uso para pintar o cabelo em casa

Hi dolls!
Hoje venho falar-vos um pouco do meu cabelo, que produtos uso, e mais importante: que tinta uso! Isto porque já recebi vários e-mails, comentários, e até elogios de desconhecidos na rua com a minha cor de cabelo! Primeiro: não, não é natural. Por muito que desejasse nascer ruiva natural isso não aconteceu. Mas é para isso que existem as tintas de cabelo não é?
As minhas pinturas no cabelo começaram muito cedo, com 14 anos já tinha o cabelo de várias cores, já descolorava, etc etc. Sempre ouvi dizer que estraga o cabelo, e a verdade é que se usarmos os produtos errados estraga mesmo. A decisão de virar ruiva foi há 5 anos (ui o tempo voa!), e desde então nunca mais o pintei de cor alguma senão o "loiro acobreado". Durante estes 5 anos usei muitas marcas de tinta, muitas já nem me lembro, mas sei que nunca usei as tintas de supermercado. E porquê? Porque são caras (em comparação com as tintas profissionais, facilmente à mão de qualquer pessoa em lojas especializadas); fraca qualidade (a cor desvanece dias depois); estragam bastante o cabelo, e por fim, nunca encontrei uma cor que gostasse - ou é castanho, preto ou vermelho - e a cor que uso é mais para o laranja avermelhado.

Também durante estes 5 anos foram algumas vezes as que pintei o cabelo em cabeleireiros e paguei o belo (de 30E a 60E). Rapidamente vi que era um desperdício de dinheiro, e conseguia bem pinta-lo em casa sozinha, ficando um total por mês de 10E em vez dos 30E-60E. Acreditem que no inicio parece difícil e quase impossível, principalmente se for um cabelo grande, mas peçam ajuda à mãe, ao namorado ou ao bobi.

As ferramentas para pintar o cabelo em casa são baratas e duram para sempre (excepto as tintas e o oxidante):


- Recipiente de plástico
- Luvas
- Pincel próprio

Estas ferramentas facilmente se encontram à venda em lojas de produtos de cabelo, ou chineses e custam menos de 2E. Se forem bem lavados após a utilização duram para sempre!

E tintas?
Pois bem, as tintas dita profissionais (as que os cabeleireiros usam nos seus salões) encontram-se facilmente em lojas da especialidade, e essas lojas são: Carlos Santos, RR Center, e outras lojas de bairro (costumam ser apelidadas de lojas brasileiras ou africanas, porque têm grande variedade de produtos capilares oriundos desses países). Custam entre 5E a 15E, dependendo das marcas. 

Para chegar a uma tinta favorita foi preciso usar muitas. E depois de alguns anos, apenas vos consigo mencionar duas marcas especificas que usei e gostei. A primeira foi da gama de tintas de cabelo da marca própria Carlos Santos, que se encontram à venda nas lojas Carlos Santos, e que, se bem me lembro, há uns anos custava cerca de 5E. Podem encontra-la online aqui, e custa de momento 4,90E! Não me recordo do nº da tinta que usava, apenas sei que era mais alaranjado do que uso de momento. Para o preço é uma boa tinta, não podemos pedir milagres e esperar que a cor dure intacta dois meses (o que não acontece com NENHUMA tinta btw).
Há cerca de 2 anos para cá mudei de casa em Lisboa, e vim parar ao lado do shopping Amoreiras. Sim, aquele shopping que ninguém de fora gosta porque está, dizem vocês, meio desactualizado. Eu pensava assim, até viver lá ao lado! É um shopping pequeno, simpático, cheio de famosos que-eu-cá-não-conheço-porque-não-vejo-televisão-há-mais-de-4-anos.
Comecei a ir à pequena lojinha RR Center, loja de produtos capilares, comprar uma tinta para o cabelo. No inicio como não conhecia as marcas pedia sugestões às meninas da loja, mas com o tempo descobri um favorito que não quero largar mais, e é a razão de tantos elogios. A tinta que uso é da RUSK, uma marca americana, não testa em animais, e não é cara de todo. Cada tinta custa cerca de 9E. Tendo em conta que pinto o cabelo +- 1 vez por mês, acho que sai bastante em conta! Mais info sobre a linha


O nº da tinta é o 8.4 (light copper blond) e é um laranja acobreado claro com bastante brilho, visível até umas 5 lavagens. Depois disso o brilho vai-se perdendo, e a cor perde um pouco o seu acobreado. O que para mim é bom, porque prefiro a cor mais para o laranja do que excessivamente vermelho. 

Cor acabada de pintar


Cor um mês depois


Como podem ver a diferença não é muuuita. apenas fica menos avermelhado e com menos brilho, mas nunca com aspecto baço.
Para além de pintar o cabelo, pinto também as sobrancelhas. aí é preciso ter algum cuidado, 1º para não ir tinta para o resto da cara, pois mancha e custa a tirar, ou para os olhos MUITO CUIDADO; 2º não convém deixar muito tempo a tinta, deixo apenas 15min, e é o suficiente. Pinto-as há muito tempo e nunca tive problemas. Em relação ao cabelo, a cor das sobrancelhas perde-se mais facilmente, começando a aparecer pelos mais escuros passado 2 semanas +-, mas apenas as pinto quando pinto o cabelo, pois acho que aguenta bem.
Não se esqueçam que para pintar com estas tintas profissionais têm de as misturar com um oxidante, que custam cerca de 2E. Neste caso uso um oxidante de 20%. O oxidante serve para abrir a cor, e quanto maior o nível do oxidante, mais claro ficará a cor, basicamente é isso. 

Espero ter ajudado! Pintar o cabelo em casa é uma opção barata, e para quem gosta de coisas DIY nada melhor ;)

xxx


32 comentários:

  1. Nice!
    Quem me dera que a minha tinta fosse assim baratinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quanto custa a tua? a tua cor aguenta-se quanto tempo? xx

      Eliminar
    2. Bem, a minha de eleição é da Special Effects USA fica por volta de 15€ mandar vir do estrangeiro, porque nem sempre tenho a sorte de ganhar um leilãozito no ebay e aguenta na boa um mês.
      De momento estou a desenrascar com a da Directions; é barata, mas não me dura nada!

      Eliminar
  2. Gosto muito da cor. É semelhante à minha. O meu cabelo é naturalmente acobreado, embora não seja laranja. Mas como o usei platinado uns bons anos e gosto de lhe puxar pelos tons arruivados, pinto-o de vez em quando. As tintas do Carlos Santos, e outras marcas profissionais não são más, mas não noto grande diferença para algumas marcas de supermercado. Talvez dependa do cabelo de cada uma...Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não consigo gostar das tintas de supermercado, para além de não ter um tom ruivo que goste (é tudo demasiado vermelhão!) xx

      Eliminar
  3. e eu que fiz um post a pedir ajuda neste departamento! obrigada ines! e j agora, tens algo dizer sobre tintas nao permanentes!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ups, não vi o post mas espero ter ajudado! já usei tintas não permanentes e é uma bela porcaria, para além de que estraga o cabelo :\

      Eliminar
    2. Bolas pah! É que eu queria algo que saisse com as lavagens porque nao me sinto preparada para me compremeter com todo o ritual de pintar (e gosto da cor do meu cabelo) era so para mudar um bocado =x
      Obrigada =)

      Eliminar
    3. tens um cabelo lindissimo, e se não estás preparada para o stress de ter de comprar e pintar todos os meses o cabelo... acho melhor não te meteres nisso - opinião honesta! podes sempre optar por umas madeixas, não é necessária tanta manutenção ;) x

      Eliminar
  4. quando começaste a pintar o cabelo não notaste que ele enfraqueceu um bocadinho (que cai mais e assim?) se sim tens algum produto que me ajude a combater isso? e a nivel de hidratação , qual é o teu amaciador e mascara de eleição? tens mais alguns cuidados especificos com o cabelinho? é que parece super saudavel e lindo e o meu desde que pintei , not really -.- (essa tinta da carlos santos durava-te para um mes - a de 4.90?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá maria! espero que o post tenha sido útil ;) amanhã farei um post com os produtos que uso para manutenção do cabelo (e não propriamente da cor), espero que ajude!
      quanto à tinta da Carlos Santos, a cor ia desvanecendo deixando o cabelo um pouco baço, mas eu apenas o pintava uma vez por mês! ou seja, uma binasguinha por mês. xx

      Eliminar
  5. Pintar o cabelo é das poucas coisas que ainda não me atrevo a fazer em casa, bem pena tenho, mas é daqueles pavores que ainda não consegui contornar... Já pintei sem ser em salão, com tintas profissionais, mas foi uma amiga que fez tudo! E se compensa! Pode ser que um dia me aventure :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu é que pinto o cabelo às minhas amigas! (e também corto lol) aventura-te, não é muito dificil, só consome uma bela meia horita! x

      Eliminar
  6. Adorei este post!Normalmente compro no supermercado mas vou experimentar uma destas marcas... Já me tinham falado mas agora fiquei bem mais esclarecida e já fui "cuscar" os sites :) Obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Ora aqui esta um bom post... Ja ando ha alguns dias a tentar mentalizar me para pintar o cabelo em casa, ja tenho tudo so falta a disposiçao ;) fico a aguardar o post sobre os cuidados a ter depois para ver se me falta algum pormenor =)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boa sorte, pode parecer estranho e pouco funcional na primeira vez, mas é uma questão de habito, e só com experiencia é que conseguimos ver de que forma é melhor para o pintarmos em casa, certo? xx

      Eliminar
  8. Adorava ter jeito para pintar o cabelo com as tintas das lojas especializadas, mas a parte do oxidante é demais para a minha tola burra. Uso tinta de supermercado, uso o Casting Creme e não desgosto - há um tom de louro que adoro, mas agora usei o caramelo. No entanto a cor dos meus sonhos é a cor da Stana Katic na série Castle, e não sei como a conseguir sem ser ir a um cabeleireiro e deixar lá um rim em troca de umas madeixas - que é o que ela tem, e eu detesto madeixas, queria mesmo era pôr o cabelo todo daquela cor... não querendo abusar de ti, mas já abusando, se tiveres algumas ideias, conselhos, saberes escondidos sobre como conseguir aquele tom sem gastar muito dinheiro, por favor diz-me ehehehh!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o oxidante é apenas um liquido branco que se compra à parte e em casa mistura-se com a tinta propriamente dita! o meuproblema maior com as tintas de supermercado é mesmo as cores disponiveis, nunca vi um ruivo que gostasse...
      ups, tive de ir pesquisar sobre essa série porque não vejo televisão LOL pelo que vi das fotos as madeixas são bem bonitas, e só me consigo lembrar da tecnica Flamboyage da Davines (vê aqui várias fotos dos resultados https://www.google.pt/search?hl=en&q=Stana+Katic+Castle&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.&bvm=bv.1355534169,d.d2k&bpcl=40096503&biw=1280&bih=672&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=uSLoUIbxF4azhAe6xoCQBg#um=1&hl=en&tbo=d&tbm=isch&sa=1&q=flamboyage&oq=flamboyage&gs_l=img.3..0l7j0i24l3.2696.5439.0.5544.12.10.1.1.1.0.205.1028.4j4j1.9.0...0.0...1c.1.McoBbSIJn84&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.&bvm=bv.1355534169,d.ZG4&fp=8df0415cab5b0de9&bpcl=40096503&biw=1280&bih=672 )
      há uns meses ofereci um vale para uma sessão, mas não tenho mais nenhum, senão oferecia-te, porque ainda é caro (60E penso eu!) :/ desculpa não conseguir ajudar, mas também nunca pintei madeixas a ninguém, não faço ideia como se faz (secalhr está à distância de um clique no youtube!) xx

      Eliminar
    2. Já fiz madeixas a mim própria, mas não ficaram com aquela cor, eheh, parecia uma senhorita trabalhadora da industria do sexo de beira de estrada nacional, fui a correr comprar tinta para pintar por cima eheheh!!! Mas obrigada, de qualquer maneira.

      Eliminar
  9. Adorei o post, bastante elucidativo! :) Ando há imenso tempo para virar ruiva, mas tenho-me ficado pelas tintas semi-permanentes/tom-sobre-tom de supermercado. Adoro o teu tom, era exactamente como queria. Para o atingir tiveste que descolorar o cabelo? Eu tenho o cabelo (tom natural) castanho claro, e isso estaria fora de questão. :/ **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lembro-me que quando mudei para ruiva descolorei o cabelo em casa, mas esta tinta que uso agora da RUSK acho que dá em cabelos castanho claro/médio, porque é a minha cor de cabelo natural, e quando pinto, a raiz fica exactamente da mesma cor. secalhar não conseguirás a cor intensa logo à primeira vez, mas na segunda ou terceira de certeza que sim ;)

      Eliminar
    2. Estou mesmo tentada a experimentar essa tinta. Obrigada pela dica! ;) *

      Eliminar
  10. Já há muito que andava tentada a fazer a coloração DIY, sem ser com as tintas de supermercado.
    Convenceste-me, vai ser desta, já comprei a tinta, o oxidante de 40volumes (por ser o que usam no cabeleireiro no meu cabelo, mas não sei se não testo com o de 30v) e a taça do chinocas + pincel e pente.
    Fiquei com uma dúvida, a quantidade que se usa da bisnaga é mesmo a totalidade, né?
    Obrigada por este post que foi muito útil para mim :)

    http://beyonddazzling.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se for para pintar o cabelo todo, sim, usa a bisnaga toda ;) já houve alturas que usei apenas 1/4 da bisnaga porque sabia que para o que queria pintar chegava, e aí usava a mesma quantidade do oxidante!
      boas pinturas! :D x

      Eliminar
  11. Tenho de dizer, as tuas sobrancelhas sao espectaculares! Que produtos usas para as pintar, e a mesma tinta do cabelo? Tenho o cabelo pintado com uma cor semelhante mas o contraste com a cor das sobrancelhas nao me agrada muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado! sim, uso a mesma tinta que uso no cabelo! aplico com um pincel pequeno, e deixo estar uns 15min :) xx

      Eliminar
  12. Eu adoro esse tom de ruivo :-) também sou ruiva, mas um ou dois tons mais claro (Descolorei o cabelo). Tenho usado as tintas da carlos santos, no tom 8.4 com oxidante 20, mas n estou lá mt satisfeita pq não cobriu bem os cabelos brancos e a côr não pegou absolutamente nada nas sobrancelhas :-\
    Vou experimentar esse 8.4 da rusk, realmente pelas tuas fotos parece ser muito pigmentado :-)
    E já agora, fica-te muito bem essa côr ;-)

    ResponderEliminar
  13. Olá! Qual é a tua cor natural? O meu cabelo é mesmo muito escuro( quase preto). Gostava de pintar a Tulip da Direction. Achas que para isso tenho que descolorar?
    Beijo

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails