Seguidores

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

MAC V.S Sephora: Atendimento a clientes


Olá dolls! Há muito tempo que queria escrever este texto, porque acho que é importante partilhar as experiências que já tive com vocês, neste caso em relação ao atendimento nas lojas MAC e nas lojas Sephora.


Como sabem, ambas as lojas têm conceitos diferentes: a MAC vende apenas produtos da sua marca, produtos que vão desde a maquilhagem a produtos para limpeza e hidratação, a maioria das lojas tendem a ser pequenas, com 2 ou 3 empregadas no máximo (e é quando não está lá apenas uma). A Sephora pelo contrário, vende das mais variadas marcas, tem os mais variados produtos, começando no banho e terminando nos perfumes, tem também a sua própria linha de maquilhagem, as lojas são sempre grandes e espaçosas, e o número de empregadas é enorme (cerca de 7 ou mais). Ambas as lojas têm serviço de maquilhagem. A MAC cobra 40E pelo serviço de maquilhagem, e 60E por uma aula de maquilhagem, sendo que comprando produtos da marca nesses valores as aulas ficam pagas. A Sephora por si também tem maquilhagem, a de dia custa 10E, e a de noite custa 15E, mas também têm aulas que custam 30E (se não estou em erro) e como na MAC, também o valor pode ser pago comprando produtos da loja.
Agora quero-vos contar as minhas experiências e o que acho do atendimento de cada loja. Começando pela MAC...
Começo já por dizer que apenas frequento duas lojas da MAC, a MAC no Dolce Vita Tejo e a MAC no Colombo, por se encontrarem na minha rota consumista: adoro o Dolce Vita Tejo porque tem a Primark e a Blanco, o que me faz lá ir muitas vezes, mesmo ficando longe da minha orbita, e odeio o Colombo, mas de vez em quando dou lá uns saltos. Adoro também o Vasco da Gama, mas infelizmente não há lá nenhuma MAC :p
A primeira vez que entrei na MAC do Colombo senti-me muito mal. Como sabem a loja é minuscula e muito compacta, nessa tarde calhou estar cheia de pessoas (tipo umas 4 pessoas, que faz a loja ficar intransitável), entrei, mal deu para ver os produtos porque fica tudo muito em cima, não se tem espaço para passar, enfim, resolvi sair e não vi nada de jeito. A segunda vez que lá fui, também não foi muito melhor, desta vez não estava cheia mas tinha umas 3 empregadas sentadas, entrei, dei uma vista de olhos, e esperei que alguma viesse ter comigo para perguntar se precisava de ajuda, mas nada. Devem ter pensado que estava mesmo só a ver e que dava meia volta e ia embora sem comprar nada, mas enganaram-se e acabaram por perder ali uma venda. Estes dois episódios bastaram para que deixasse de ir à MAC Colombo por algum tempo, até que conheci a MAC do Dolce Vita Tejo. Ohhh que maravilha! Loja pequena, mas espaçosa, no máximo 2 empregadas (ou muitas vezes apenas 1) sempre super simpáticas, prontas a nos receber e ajudar no que for preciso. Perguntam sempre se precisamos de algo mais, e mesmo que digamos que não, elas aprontam-se a dar-nos uma ou duas amostras, coisa que NUNCA aconteceu na MAC do Colombo, das ultimas vezes que lá fui, quase que tive de implorar por uma amostra, é ridiculo. Já tive a oportunidade de ser maquilhada por uma artista da MAC, fora da MAC, mas sei que ela trabalha na MAC do El Corte Ingles, o que me fará lá ir visita-la um dia destes, e posso dizer que a experiência foi muito boa. Explicou passo por passo, deu-me preciosas dicas, e fez-me uma maquilhagem de noite muito bonita e simples. Todas as empregadas da MAC têm formação, isso é fácil de dizer, pois quase sempre que entramos numa loja, alguma cliente está a ser maquilhada, ou a testar produtos.


Confesso que nunca gostei muito de entrar na Sephora. Vem sempre logo uma empregada a correr insistir que precisamos mesmo de alguma coisa, quando na verdade estamos apenas a ver. Podem dizer que estou a ser picuinhas, na MAC não vêm ter comigo e na Sephora vêm, e acho mal? A verdade é que o problema está em como se fazem as coisas, e o tom das palavras. Virando a página, quero-vos contar alguns episódios que me aconteceram. Desta vez numa Sephora no Porto (não me lembro o nome do centro comercial, sorry). Entrei, veio logo uma menina ter comigo "Precisa de ajuda?" "Na verdade preciso. Procuro uma base em pó para mim." A rapariguita lá me acompanhou à parte da maquilhagem da marca Sephora, e apontou para os pós que haviam. Devido à luz da loja, as cores estavam a parecer-me muito estranhas, e pedi-lhe ajuda, ao qual ela ficou um bocado atrapalhada. Começou a olhar em volta e não encontrou nenhum pincel para aplicação do pó para eu experimentar, e começou a meter-me o pó com os dedos na boxexa!! E eu disse "Espere lá, não me vai meter o produto com os seus dedos, porque não é higienico.." e para não falar do facto que me estava a experimentar o pó na boxexa, quando deve ser feito na linha do pescoço, porque, como ela devia saber, a cor da base tem de coincidir com a cor do pescoço, e não propriamente a da nossa cara "Ah pois tem razão, vou buscar o pincel" - hum não podia ter ido logo buscar o pincel? Ok, quando voltou trouxe-me um pincel super sujo e usado com as cerdas todas espetadas! Não pensei que me estivesse a acontecer, a sério. Disse-lhe para me deixar, que eu escolheria o produto sozinha, e assim foi.
Não posso dizer que alguma vez tenha tido uma experiência 100% feliz na Sephora. Querem mais? Bem, uma vez fui à Sephora do Vasco da Gama para comprar um presente para uma amiga, e pedi ajuda à empregada, ao qual ela me remeteu para uma linha de banho super colorida e cheirosa da marca Sephora, uma estante cheia de produtos por onde escolher, e a prenda consistiria em conjugar 5 produtos, mas como era tanta coisa e tantas cores atrapalhei-me e pedi-lhe ajuda, ao qual ela me disse "Espere só aqui um bocado, vou ali atender um cliente." E eu ok... esperei 2min, esperei 4min, esperei 5min, esperei 8 min... e finalmente ela voltou e lá me ajudou. Não podia ter mandado uma colega dela vir-me ajudar, quando havia tantas a passear pela loja? Era mesmo necessário fazer-me esperar quase 10min? Estive quase para me ir embora, não fosse a minha amiga fazer anos no dia a seguir. Bem, querem mais uma? Prometo que é a ultima. Fui à Sephora do Dolce Vita Tejo à procura de um lapis branco, como a loja tem vários stands, estava um bocado confusa e perguntei à empregada onde tinham um lapis branco normal para o olho, ao qual a senhora me levou para o stand da Chanel, e eu rapidamente lhe disse "Estava à procura de algo mais barato..." e lá me leva ela para o stand da Benefit "Continuo a procurar algo mais em conta, além disso esta marca testa em animais." ao qual ela responde "Testa? Ah não sabia, mas olhe, há muito a dizer sobre isso..." E começou a dar-me uma "lição" do testa ou não testa em animais que eu fiquei perplexa, como se eu precisasse de alguém que me explicasse algo em relação a esse assunto, sei que não uso nada testado em animais e não preciso que uma rapariga, que nem formação em maquilhagem deve ter para me dar uma lição de moral, que de moral não tem nada. Bem, lá me levou para o stand da marca Sephora, não podia ter feito logo isso no inicio em vez de andarmos a passear pela loja? Acabei por comprar o lapis branco, que custou 6E.

Como podem ver não estou nada satisfeita com o atendimento da Sephora, isso me fará deixar de lá ir? Bem, começo a lá ir menos vezes sim.
Quanto à MAC do Colombo também deixei de ir mais vezes, não gosto das pessoas que lá estão, e do seu atendimento.
Quando à MAC do Dolce Vita Tejo, adoro e aconselho todas a lá irem!
Este post nada tem a ver com a qualidade dos produtos, apenas do atendimento ao publico. Revêem-se em algumas destas histórias? O que acham de cada loja? Partilhem essas experiências!

21 comentários:

  1. Hum não sei que diga :/ de todas as vezes que tenho ido à Sephora tenho gostado sempre, até tenho o cartão de cliente e tudo, contudo houve uma vez na loja do Colombo parece-me maior que a do Vasco da Gama (por algum motivo acredito cegamente que é maior, mas adiante) e estava atrapalhada, queria uma paleta da Too Faced e não estava a encontrar nada do que queria, então lá veio um jovem simpático a perguntar se eu precisava de ajuda, e sim, precisava, lá me ajudou a encontrar o que eu desejava, no entanto o produto que eu queria estava esgotado, mas aqui é que está a falha, em vez de dizer logo que estava esgotado, vieram mais um ou dois da loja ter comigo, até me dizerem que não havia mais para além do tester, concluindo: perda de tempo. Quando podiam ter dito logo.

    Na MAC do Colombo (ainda só fui à do Colombo e à do El Corte Inglês) gostei bastante das duas vezes que lá fui, numa trouxe daqueles "potes" para os lábios, não tem praticamente cor é só para hidratar, porque uma senhora da loja reparou que eu usava aparelho na altura e os meus lábios estavam incrivelmente secos.
    Outro dia, voltei lá, desta vez com ideia de comprar um corrector de olheiras e um pó compacto, voltei a ser atendida pela mesma senhora, que me reconheceu x'D no entanto com a luz da loja, parecia que as cores realmente combinavam, mas escusado será dizer, de que todos os produtos (desde o corrector de olheiras ao pó) foi aplicado na cara em função da cor da cara e não da do pescoço, resultado, gastei uns 27€ e tal no pó, mais uns 16 ou 17€, tudo no mesmo dia, para mais tarde chegar a casa e ver que ficava muito "alaranjado", enfim...

    Daqui em diante só pergunto mesmo onde andam os testers e exprimento no pescoço, lição aprendida :P

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. MyLittleStar, obrigado por teres respondido! parece que temos experiências muito diferentes, ainda bem, nao te desejaria nada do que passei ahaha olha, quanto ao pó, isso aconteceu porque os pós para a cara tendem a oxidar depois de postos na cara, o que significa que a cor vai ficar mais escura passado uma meia hora depois de o meteres, ou seja, temos sempre de comprar um ou dois tons mais claros que o nosso tom normal! foi pena teres gasto tanto dinheiro e depois não servir :(

    ResponderEliminar
  4. Sempre fui bem antendida tanto nas lojas da Sephora como da MAC, mas sem duvida que a MAC do Dolce Vita Tejo é onde estão as empregadas mais simpáticas.
    Avisam sempre da chegada das colecções (o que foi o caso de hoje) são um amor :)

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Estou a 100% de acordo contigo em relação à MAC, sobretudo o atendimento do Colombo.. sempre que lá fui nunca fui bem tratada, desde de nem quase olharem para mim, perguntar um preço e nem responderem, etc e etc.. agora no Dolce Vita as meninas são uns amores.. é pena é que feche cedo.. mas é a minha MAC de eleição.
    Por acaso, também já tive episódios menos simpáticos na Sephora, até contei um ou outro no meu blog, mas a grande maioria das meninas que lá trabalham não primam pela simpatia, a única onde fui bem tratada foi a de Loures, tirando isso.. nada de nada.. desde impingir coisas, não entenderem nada do que estão a fazer e etc...
    Para mim o melhor atendimento é o do Boticário!
    XOXO

    ResponderEliminar
  6. NotJustNails, sao mesmo simpaticas! amanha vou la passar de novo :)
    Ana na Suécia, ainda bem que ha alguem que se sente como eu! para provar que não é mania da perseguição :/ por acaso nao tenho o habito de ir ao boticario, tenho de começar a ir ;) se pagamos o produto, temos de ser bem mimadas!

    ResponderEliminar
  7. Bem, não tenho tido razão de queixa em relação ao atendimento nas duas lojas, mas vou é ao fórum almada(sou da margem sul!)

    Em relação às empregadas da sephora por vezes nos levarem para marcas mais caras eu deduzo que seja por causa de comissão que possam ganhar...para nós clientes pode-se tornar um pouquinho chato e aborrecido, mas do ponto de vista delas...é a sobrevivência, pode ser que a cliente até possa pagar algo mais caro (devem pensar elas)...

    Há que pensar sempre também pelo ponto de vista da outra pessoa!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Eu sempre fui muito bem atendida nas muitas vezes que fui à Sephora...

    Talvez até melhor do que na outra loja...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. na que vieste ao porto, o shopping tinha blanco? :p

    ResponderEliminar
  10. Obrigada por esclareceres, eu não sabia, confesso que comecei a ter mais atenção à maquilhagem e afins há coisa de 1 ano e pouco, e é graças a ti e a outras pessoas no YouTube ou aqui no blog que vou aprendendo e quero agradecer por isso.

    Não fazia a mínima ideia de que isso acontecia :se acredita que doeu muito à carteira gastar tanto dinheiro assim, em compensação o corrector de olheiras acabou por revelar-se demasiado "pálido" para mim, enfim, só errando é que se aprende.

    Tenho outra dúvida, o corrector de olheiras da MAC tem o prazo de validade de 24 meses, consegui ver na embalagem, mas o pó, por muito que procure (e até procurei na caixa que ainda a tenho) não encontro a validade :s mas deve ser mais ou menos 24 meses certo? Obrigada por responderes, beijocas

    ResponderEliminar
  11. Alô! Olha, eu também não gosto da Mac do Colombo. A primeira vez que comprei algo da Mac foi lá e adorei a empregada, super simpática! Há umas 2 semanas fui lá para marcar uma aula e só estava uma, que não era essa, e disse-me "então e queria a aula para quando?" e eu "Para amanhã, se fosse possível..." e ela "Para amanhã não é possível até puke nós não fazemos maquilhagem aos fins-de-semana!". Mas com um ar de arrogante. E eu "então e para quando pode ser?" "ah, isso agora só para o final de Outubro..." (estavamos a 1 de Outubro e eu não queria esperar tanto) digo-lhe "não tem nada antes?" e só aí é que ela se digna a ir ver à agenda e mesmo assim... Enfim... "ah, aqui uma aula às 11h livre na terça-feira, mas o melhor é ir a outra Mac, assim ao Dolce Vita ou ao EL Corte". E eu a pensar para comigo "Então e tu trabalhares?! Não?!". Peguei no cartão deles e saí, toda chateada. Ligo para a Mac do AlmadaForum e disseram-me que tinham o fim-de-semana cheio mas fui lá na terça-feira à tarde. Olha, a rapariga foi super simpática! Adorei! =D À Mac do Colombo agora não vou mais. Ah e ela ainda me disse que só na Mac do DOlce Vita é que davam aulas ao fim-de-semana, mas parece-me mentira... =S Na do El Corte também tive uma má experiência. Fui comprar um batom e quis experimentar uns quantos, como acho ser lógico, pedi à empregada para desinfectar 3 batons para experimentar e não é que ela me diz "não achava melhor saber já qual era o queria?" e eu fiquei a olhar para ela e nem queria acreditar "como é que eu podia saber que gostava sem experimentar?!". Enfim... Na Sephora costumo ter experiências positivas, nunca tive grande coisa para me queixar. =)
    beijoquinhasss e desculpa o testamento =P

    ResponderEliminar
  12. Beleza e Imagem, nao tolero pessoas mal educadas, ainda por cima no seu posto de trabalho :\ quanto às comissões, acredito que isso aconteça! mas eu nao tenho ar de quem possa pagar 25E por um lapis pro olho ahah

    Vania, é bom saber que ha pessoas com boas experiencias! secalhar fui eu que apanhei martambujas :p

    riotdontdiet, ya tinha blanco e continente ah makeup forever :D

    MyLittleStar, na internet aprendemos muitas coisas, ha muitos bons beauty gurus no tube ;) ainda bem que tocas nesse assunto, pq um dos proxdimos posts era mesmo sobre a validade dos produtos! procurei validade em todos os meus pós e não encontrei :s mas vou tentar responder-te a essa prg mais tarde! sorry**

    Monica, meu deus, que experiencias tão más! ainda hoje experimentei uns 6 batons na MAC e ninguem se queixou LOL é normal que as pessoas queiram ver como fica antes de comprar, gastar 17E e depois não ficar bem não é bem uma opção para ninguem! tambem vou deixar de ir à do Colombo de vez!*

    ResponderEliminar
  13. Obrigada novamente por responderes :D afinal o mal não é da minha pessoa x'D eu na da MAC não vi, mas achei que fosse a vesguice a atacar, no entanto, eu comprei uma da Essence, daquelas para a pele com acne e afins, e diz que tem validade de 24 meses. Os únicos pós compactos que tive em toda a vida, foram mesmo estes dois [Mac e Essence] por isso não sei como são de outras marcas :s beijocas e novamente obrigada :D

    ResponderEliminar
  14. o que eu tenho para contar n foi nem na sephora nem na mac...ora...uma vez fui a umna loja do gaiashopping e estava a procura d 1 pinça...e vi lá 2...ora uma pessoa costuma ver as pontas para ver se sao boas ou nao....eu tava mt atenta para ver qual seria a melhor e as empregadas mt estupidas a olhar pa mim e a comentarem....ve-se mesmo k n perecbem nada dakilo...e p alem do mais era uma loja com artigs de cabeleireiro e andam com o cabelo 1 miseria..enfim

    ResponderEliminar
  15. esta coisa das empregadas é subjetiva. Muitas vezes elas são muito simpáticas com umas pessoas e super desagradáveis com outras. Quando vêm uma jovem normal, pensam que esta só vai fazer perder o meu tempo, assim que são muito brutas a dizerem as coisas. Isso aconteceu-me mesmo com as empregadas da MAC no El Corte Inglés. Havia lá uma que só me apetecia dizer-lhe: F****.Podem ter a certeza que não vou lá mais. Mas isto não quer dizer que todos são assim. A loja da MAC do El Corte Inglés também tem empregados muito bons. O meu conselho: quando a loja tem homens: dirijem-se a eles. Eles são muito simpáticos, ajudam com qualquer coisa e maquilham muito bem.

    ResponderEliminar
  16. Parabéns pelo post!
    Pelo que eu entendi a coleção própria da Sephora não é testada em animais? Você poderia confirmar essa informação? Muito obrigada! Deise Mendes

    ResponderEliminar
  17. Olá, Passei por aqui para te dizer com toda a certeza que a Benefit NÃO testa em animas.. Descansa, gosto bastante do teu blog e acho este post bastante interessante mas nem tudo é tão linear..
    Fui a uns dias a MAC do Colombo e posso dizer que fui super mal atendida, sempre que quis pôr alguma questão tive de me dirigir á funcionária, ela sempre demonstrou dezintresse. Fui entrei sai e passado 5mts voltei, a mesma atitude e a mesma falta de vontade, cerca de 3 colaboradoras sentadas atrás do balcão e dava a sensação que estavam a ver algo num pc.. Pedi um Batom o SNOB, que desejava esprimentar e a menina desinfetou o mesmo o qual eu lhe disse q não iria exprintar um batom que foi literalmente enfiado num pote com um liquido tranparente (em que são todos desinfectados, sem se trocar o liquido) O batom deve ser exprimentado com um pincel de lábios devidamente desinfectado a frente da pessoa que o deseja exprimentar! Fiquei super chocada e nao gostei definitivamente.. Perguntei qual a difrença do acabamento dos vários batons e a explicação foi escassa penso que até eu faria melhor, pois o que ela me disse foi uns brilham mais que outros =// ( entao e a definição MAT, a def. Acetinado) Enfim tantas outras.. Posso dizer que definitivamente se voltar a ser assim que farei uma reclamação :) Pois assim as pessoas mudam. Devo dizer também que sempre fui bem atendida na sephora e sempre que lá vou e não teem amostras oferecem uma amostra feita por elas mesmas ou pedem para pedir a uma outra colega. Esse facto das marcas mais caras, sei que não se ve pelo rosto se a pessoa tem poder de compra ou não e gosto sempre de ver outras marcas e outras opções antes de escolher o produto final =)e verdade que por vezes a insistência é chato mas compreendo o trabalho delas, mas quando digo que definitivamente nao quero nada mais não me voltam a impinjir.
    Beijos e Boas comprinhas * *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda assim venho so dizer que gosto da Mac do D.V., E adoro a nova loja do colombo INGLOT definitivamente uma loja a visitar.. São bastante simpaticas e prestaveis e a minha sephora de eleição e a do Vasco da gama especialmente a tarde quando estao mais calmas as lojas. As meninas simpaticas, com vontade de ajudar e sempre a propor exprimentar os produtos e Sou Beneaddicted adoro a Benefit <3

      Eliminar
  18. Também gosto muito do atendimento da MAC do Dolce Vita Tejo! Não costuma ter muita gente e as senhoras também são sempre simpáticas, até dá para ficar à conversa com elas. Em relação à Sephora... nem dou hipótese de ser atendida, normalmente entro, vejo o que me apetece, e como já estou familiarizada com a loja, não é frequente precisar de ajuda!

    http://makingupcolours.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Nossa, você parece ser um nojo, agradeça ainda por ser atendida, né.

    ResponderEliminar
  20. Bem,pela minha experiência profissional posso esclarecer um ou outro ponto em relação à Benefit e em relação à Sephora. A Benefit e quem trabalha para a Benefit,dentro de uma loja Sephora, não é uma funcionária Sephora. Pode/deve atender todos os clientes mas a sua prioridade máxima é vender a sua marca (Benefit). Ja as funcionarias da Sephora, devem atender todos os clientes, mas têm marcas "Star" que obrigatoriamente têm de vender assim como marcas exclusivas (ex:benefit).
    Por essa razão a levaram primeiro à Chanel, depois Benefit e por fim Sephora, pq a SRa queria valores acessíveis. São processos normais de uma venda, de quem quer realmente trabalhar e realizar valores.
    Em relação à MAC, de todas as vezes que fui e a várias, fui sempre bem atendida, super simpáticas e nem sempre comprei.
    De todo modo, cada experiência é uma experiência, nao deve ser generalizada e faço referência à data da sua publicação (2010) e eu estou a escrever em 2017. Muita coisa mudou certamente. Tanto num lado, como noutro.
    Cumprimentos. Tudo de bom!

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails